Em menos de três horas, Itabuna registra chuvas de até 42 milímetros


Nesta quinta-feira, dia 4, em menos de três horas, Itabuna registrou um volume de até 42,63 milímetros de chuvas na área de Nova Ferradas, 40,28 mm, no São Caetano, e 37,2 na área central da cidade. A informação é da Defesa Civil do município com base em dados das estações instaladas no município pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

De acordo com a diretora da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, Eliciane Reis, a central 153 recebeu apenas quatro chamados no período mais grave das chuvas relativas a alagamento. Os pontos mais críticos foram: avenidas Juca Leão e Cinquentenário e Praça Adami, onde a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e Emasa fizeram reparos.

A Superintendência de Serviços Públicos também recebeu chamados para atender alagamento numa área próxima ao Centro de Cultura Adonias Filho na extensão da Avenida do Cinquentenário, cujos bueiros estiveram entupidos por lixo.

“A redução nos chamados é fruto do trabalho preventivo e de monitoramento de áreas de risco, limpeza de bueiros e canais, coleta de lixo e de entulhos executados pela Prefeitura de Itabuna”, destaca Eliciane Reis. A previsão dos órgãos federais, como Cemaden, e estadual, como Inema, é que até amanhã chova até 50 milímetros em Itabuna, já que há frente fria estacionária no litoral e parte do interior baiano.

Equipes da Diretoria de Defesa Civil e da Superintendência de Serviços Públicos estão nas ruas visitando locais de risco, entre eles, a Nova Mangabinha, Córrego Água Branca, no São Roque, e Bairro de Fátima, próximo ao Hospital Manoel Novaes, além do Canal do São Caetano.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos no território brasileiro. É um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.