Canal do Malhado virou um problema de saúde e crime ambiental


Canal do Malhado virou um problema grande de saúde e ambiental. Foto Jerberson Josué.

Mal cheiro, risco à saúde dos moradores, e proliferação de mosquitos, uma situação lastimável. Trata-se do cotidiano de muitos ilheenses que se veem obrigados a conviver diariamente próximo ao putrefato canal de esgoto que passam em algumas ruas do bairro do Malhado.

O canal está tomado pelo mato em alguns trechos, com grande concentração de sujeira, e com isso impedindo de passar os dejetos. Com a falta de chuvas, a situação se agravou ainda mais.

Os moradores exigem providências urgentes por parte da secretaria municipal competente, pois trata-se de um problema de saúde pública e ambiental.

Vale lembrar que na vizinhanças do canal existem três escolas, entre elas duas estaduais, e vem prejudicando o aprendizado dos alunos e atrapalha o andamento das atividades pedagógicas.

Moradores e comerciantes relatam também prejuízo como consequência da poluição em decorrência  do despejo do canal na orla do bairro.

Por causa do mau cheiro e do risco de doenças, pouca gente se aventura a tomar banho de mar e a pescar. No verão, o volume de água diminui, mas o esgoto que escoa pelo canal é suficiente para formar uma enorme poça de água poluída. Quando chove, moradores relatam que uma enxurrada de lama suja cai no mar.

O problema não é de agora, segundo os moradores, que lembram que o canal tem anos, e precisar ter uma solução. “ Não podemos mais permitir uma situação dessa. Entra governo e saí governo e ninguém faz nada. Ou tampa ou acaba!”, salientou um leitor revoltado com a situação.