Ilhéus: Secretaria Municipal de Meio ambiente e UFSB finalizam o Projeto de Inventário de Arborização Urbana


Ilhéus celebra um avanço significativo com o término do projeto de inventário de arborização urbana, que conseguiu mapear aproximadamente 95% das árvores da zona urbana. Esse feito foi possível graças a um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura municipal de Ilhéus e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), amplamente apoiado pela prefeito Mário Alexandre e pela Reitora da UFSB Joana Angélica, demonstrando o poder da colaboração entre instituições públicas e acadêmicas.

Além do registro detalhado das árvores, houve o georeferenciamento de cada indivíduo arbóreo o que permitirá que os dados sejam utilizados em diversas áreas. “A Coelba, por exemplo, poderá utilizar as informações para o planejamento e a manutenção de redes elétricas, contribuindo assim para a segurança energética da cidade. Turistas interessados em explorar a beleza natural da região também se beneficiarão dos dados podendo visitar cada árvore, pesquisando pelo nome científico ou nome popular, assim como os estudantes, que poderão utilizá-los em pesquisas e estudos acadêmicos”, afirmou Diego Messias, Secretário de Meio Ambiente de Ilhéus.

O projeto coordenado pelo Prof. Daniel Pioto e pelo servidor público Clovis Lunardi, referendado pela Superintendente de Meio Ambiente Joélia Sampaio, contou com a participação de mais de 10 estagiários da UFSB foi fundamental para o sucesso do projeto. Esses jovens desempenharam um papel ativo na coleta e organização dos dados, enriquecendo o conjunto de informações disponíveis. Durante o levantamento, foram catalogados quase 50 atributos de cada árvore, proporcionando uma visão abrangente e detalhada da arborização urbana de Ilhéus.