Câmara aprovou projeto que atualiza os limites distritais do território de Ilhéus


Vereadores e o vice-prefeito José Nazal com novo mapa com limites distrital de Ilhéus.

Na sessão ordinária da terça-feira (25), a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 068/2018, enviado pelo prefeito Mário Alexandre ao Poder Legislativo, que versa sobre a definição dos novos limites distritais do município. Durante a votação, o vereador Makrisi Sá informou que esse é um marco histórico em Ilhéus e que poucos municípios realizaram essa atualização.

O projeto baseou-se em um trabalho conjunto realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI) e Prefeitura de Ilhéus, que percorreram praticamente todas as fronteiras e limites territoriais do município. Além disso, foram definidos os limites dos bairros, na zona urbana, e os limites internos dos distritos rurais e suas respectivas sedes urbanas.

Durante uma palestra na Câmara de Ilhéus, o vice-prefeito José Nazal, propositor da ação, alerta que a questão da estimativa populacional divulgada pelo Instituto, que tem apresentado resultado negativo para Ilhéus, desde 2014, é uma questão grave a ser enfrentada. Ele apresentou dados de um levantamento feito recentemente sobre o assunto, que serão apresentados à Procuradoria Geral para posterior deliberação do prefeito Mário Alexandre. O vice-prefeito considera necessário um remédio jurídico diante da questão, para que Ilhéus não seja ainda mais prejudicado até que uma solução definitiva ocorra com o Censo de 2020. O projeto para aprovação e sanção do Executivo Municipal.