Ilhéus: Nível da represa do Iguape volta à normalidade, mas Embasa não se pronuncia


img_2016-11-18_09-03-01-540x533
Foto atual foi enviada por leitor do Blog Agravo.

Após as chuvas do início do mês de novembro, a represa do Iguape apresenta uma paisagem de normalidade no volume de água. A expectativa dos ilheenses é para saber quando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai suspender “rodizio” no fornecimento para os bairros da zona norte e centro da cidade.

O Blog Agravo entrou em contato com a Embasa tentando saber se o nível da represa tinha subido depois das fortes chuvas dessa semana, mais incrivelmente não houve resposta. Na manhã desta sexta-feira (18) o Blog Agravo fez uma visita surpresa a central da Embasa, localizada no Distrito Industrial de Ilhéus, e constatou que o nível da represa subiu muito.

img_2016-11-18_10-19-53-540x533

A direção da central não permitiu que o blog fotografasse a medição do nível, afirmando que só com autorização do chefe do escritório local da Embasa, José Lavigne. Felizmente um leitor enviou nesta quinta-feira (17) fotos da medição e do nível represa, além de uma foto parcial da represa, feita de um alto pelo Blog.

O questionamento é: por que a Embasa ainda não oficializou e tornou público a normalidade do volume de água da represa do Iguape?

Com certeza, além da normalidade do volume da represa do Iguape, as chuvas melhoraram em muito o nível do Rio do Engenho, que abastece a zona sul de Ilhéus.

Desde a última quarta-feira a Embasa vem dando desculpas de que devido à falta de energia elétrica, continuam paralisadas as captações de Rio de Engenho e Iguape, afetando o funcionamento das estações de tratamento de água do Pontal, Centro e Distrito, causando desabastecimento em toda a cidade de Ilhéus.