Demandas do turismo em Morro de São Paulo são discutidas com governo


Demandas do turismo em Morro de São Paulo são discutidas com governo.
Demandas do turismo em Morro de São Paulo são discutidas com governo.

Melhorias nas áreas de infraestrutura e segurança foram os principais temas discutidos em Morro de São Paulo, no município de Cairu, durante encontro de empresários com o secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, nesta quinta-feira (5). Depois de percorrer as principais vias do destino turístico, eles participaram de debate promovido pela Prefeitura Municipal de Cairu.

Na pauta, pedidos de ampliação dos serviços de fornecimento de energia elétrica e esgotamento sanitário, além de maior contingente para o policiamento no local. Também foram pleiteadas melhorias do receptivo aos turistas e dos meios de transporte que levam moradores e visitantes à ilha.

De acordo com o prefeito Fernando Brito, o encontro serviu para buscar soluções e ampliar o diálogo entre a prefeitura e a administração estadual. “Sabemos da preocupação do Governo do Estado, pois Morro de São Paulo é uma das principais vitrines do turismo na Bahia”, disse.

Pelegrino lembrou os esforços para promoção do destino, que tem parque hoteleiro com 8 mil leitos e média anual de visitação de 240 mil turistas – número comemorado pelos empreendedores presentes. “Não há turismo sem segurança, infraestrutura, saúde, cultura e educação. Atualmente, a Setur trabalha em Morro de São Paulo com a requalificação da fortaleza, mas também devemos atuar de forma transversal com outras frentes do poder público para sanar problemas, como fazemos agora com a Polícia Militar e a Secretaria da Segurança Pública”.

No quesito segurança, foi decidido que as secretarias estaduais de Turismo (Setur) e da Segurança Pública (SSP), junto com a Prefeitura de Cairu, farão estudos em parceria para a elaboração de um projeto de videomonitoramento por câmeras de alta resolução. Tal projeto poderá contar com a colaboração do trade, como o serviço já implantado em Salvador, no Pelourinho. Pelegrino também deve acionar órgãos como Embasa, Coelba e a Agerba.

O comandante Anselmo Brandão também prometeu aumentar o contingente de policiais e estudar a possibilidade de levar, nos próximos meses, policiais do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur), além de viaturas adequadas para as características geográficas de Morro de São Paulo. Também estiveram presentes na reunião o major Caxias, representando a SSP; coronel Teixeira, responsável pelo policiamento da região Sul, e o major Gondim, da Companhia de Polícia de Valença.