Abastecimento de água de Itabuna terá apoio da SIHS


Reunião do secretário Cássio Peixoto com prefeito de Itabuna.
Reunião do secretário Cássio Peixoto com prefeito de Itabuna.

Os itabunenses terão apoio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) para receber água de qualidade na cidade. Devido aos problemas enfrentados pela crise hídrica na região, a secretaria vai adotar medidas de curto prazo, como envio de carros-pipa e aquisição de água tratada da Embasa para atendimento imediato à população, além do abastecimento de hospitais, postos de saúde e escolas. Outra medida será a retirada das baronesas do Rio Cachoeira, evitando a proliferação do mosquito da dengue.

Também está prevista a aquisição de 100 tanques e tubulações, distribuídos em pontos estratégicos do município, ampliando a capacidade de atendimento e captação de água para o abastecimento de áreas periféricas. “Estamos adotando medidas emergenciais, pontuais e urgentes para que a população não sofra ainda mais com a falta de potabilidade da água”, explica o secretário Cássio Peixoto, empenhado em oferecer qualidade de vida às pessoas que há tempos reivindicam melhorias para o abastecimento humano.

Com esses reforços, a SIHS pretende ainda auxiliar e acelerar o processo de entrega das três mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida que já se encontram prontas em Itabuna. “E não podemos permitir a entrega de um grande empreendimento como este sem o devido abastecimento de água nas casas”, acrescentou Peixoto.

O pedido de ajuda foi realizado pelo prefeito Claudevane Leite e pelo diretor da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Geraldo Dantas, na manhã desta quinta-feira (25), no gabinete da SIHS, em Salvador. “A estiagem prolongada prejudicou os mananciais que atendem ao município de Itabuna e apresentam vazão reduzida, chegando à situação de intermitência em seu curso”, enfatizou o prefeito, ressaltando que o problema já afeta as grandes empresas da região, impactando diretamente na economia local.

Para o diretor da Emasa, todo o apoio é bem-vindo neste momento crítico, já que a empresa, com dificuldades financeiras, se viu obrigada a recorrer à captação alternativa de água. “Em função da necessidade do acionamento do sistema de captação de água bruta no distrito de Castelo Novo e falta de vazões de contribuição no manancial, houve rebaixamento do nível de água na calha do Rio Almada, permitindo o avanço da água do mar e elevando os índices de cloreto”, explicou Geraldo Dantas.

Diante desse cenário, o secretário determinou o deslocamento de equipe técnica para Itabuna com o intuito de avaliar in loco os problemas enfrentados pelo município e oferecer as melhores soluções. Na próxima semana, especialistas da SIHS, Embasa e Cerb visitarão a cidade para informar às empresas as próximas medidas a serem adotadas no município.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)