CIPPA garante sossego no feriado dos comerciários


Foto divulgação CIPPA.
Foto divulgação CIPPA.

Os Comerciários no último dia 19 de outubro, desfrutaram do segundo feriado prolongado do mês. O merecido descanso provocou um considerável aumento no número de denúncias recebidas pela Polícia Militar Ambiental, a maioria delas relacionadas a poluição sonora.

No total foram empregadas três viaturas para atender aos municípios de Ilhéus, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Na operação, que se estendeu de 16 a 19/10/2015, foram apreendidos 06 veículos, 11 equipamentos de som, 05 estabelecimentos autuados, 03 eventos foram cancelados por não possuírem autorização, uma arma de fogo calibre .32 e 27 animais silvestres foram apreendidos.

Os números revelam por um lado a satisfação dos idosos, das pessoas que procuram o turismo familiar, dos grupos religiosos em busca de retiro espiritual e dos moradores que querem ter preservados o sossego e a rotina. Noutro vértice, a insatisfação dos que se guiam pela “ostentação”, pela diversão sem regramentos, dos proprietários de paredões, dos produtores de eventos sem segurança e sem autorizações dos órgãos competentes.

“A CIPPA ao se deparar com uma situação de poluição sonora, tem a obrigação de agir, procedendo com a autuação, apreensão do equipamento e do veículo utilizado no crime ambiental, conforme previsão da Lei nº 9.605/98, afirmou o Ten PM Rondinelli Viana, Corregedor da CIPPA.

Para o Comandante da CIPPA/Porto Seguro Maj PM Ronivaldo Pontes: “é muito difícil se chegar ao equilíbrio entre a liberdade e a igualdade, as pessoas muitas vezes acham que sua alegria pode extrapolar todas as barreiras, o que não é verdade, pois existem leis que deverão ser obedecidas. O sossego, a ordem e a tranquilidade pública, serão garantidos pela Polícia Militar, um braço forte na melhoria da qualidade de vida dos moradores, dos que veraneiam e de todos que necessitam do descanso”.

*Matéria da Ascom CIPPA/Porto Seguro