Ilhéus contará com caixas estacionárias de resíduos sólidos


A máquina possui capacidade para compactar até 17 metros cúbicos de resíduos sólidos.
A máquina possui capacidade para compactar até 17 metros cúbicos de resíduos sólidos.

A Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) de Ilhéus vai implantar, até o fim deste mês, dois equipamentos de última geração para dar mais eficiência ao serviço diário de coleta de lixo em dois pontos estratégicos da cidade, o centro comercial e a Central de Abastecimento do Malhado. A aquisição das caixas foi autorizada pelo governo municipal, através da empresa Solar Ambiental, concessionária do serviço de limpeza pública, e inclui um caminhão roll on roll off e dois compactadores estacionários de resíduos sólidos.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, César Benevides, os compactadores estacionários substituirão, nesses dois pontos, as velhas caixas coletoras abertas. “Por serem fechados, os compactadores eliminarão diversos inconvenientes, como a presença de animais e os odores desagradáveis, combatendo, por via de consequência, a própria questão da poluição”, enfatiza o titular da Secsurb, acrescentando que, em toda a Bahia, apenas os municípios de Salvador e Feira de Santana já utilizam os equipamentos.

Os equipamentos, que substituirão as velhas caixas coletoras abertas, serão instalados no centro da cidade, nas proximidades do Sindicato Rural de Ilhéus, e na Central de Abastecimento do Malhado.
Os equipamentos, que substituirão as velhas caixas coletoras abertas, serão instalados no centro da cidade, nas proximidades do Sindicato Rural de Ilhéus, e na Central de Abastecimento do Malhado.

Antônio Cavalcante, diretor da Solar Ambiental, empresa responsável pela coleta domiciliar de resíduos sólidos em Ilhéus, reitera que as máquinas serão instaladas no centro da cidade, nas proximidades do Sindicato Rural de Ilhéus, e na Central de Abastecimento do Malhado. Segundo ele, cada compactador estacionário será operado por um servidor da Prefeitura.

“O processo é bastante simples. O comerciante deposita o lixo na máquina que, imediatamente, faz a compactação. No final do dia, o caminhão roll on roll off faz a acoplagem com o compactador estacionário e leva todo o material para o Aterro de Itariri, na rodovia Ilhéus-Uruçuca. É importante ressaltar que cada máquina possui capacidade para compactar até 17 metros cúbicos de resíduos sólidos”, esclarece Antônio Cavalcante.

Futuro – Por sua vez, o vice-prefeito de Ilhéus e coordenador da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, Carlos Machado (Cacá), adianta que a ideia é adquirir, no futuro, novos compactadores estacionários de resíduos sólidos para beneficiar outros pontos estratégicos do município. “No dia a dia, detectamos a necessidade de criar uma alternativa para as velhas caixas coletoras abertas, que, infelizmente, possibilitam uma série de problemas desagradáveis. Com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, conseguimos viabilizar, junto a Solar Ambiental, a aquisição desses equipamentos que, sem dúvida alguma, serão fundamentais para uma melhor e mais eficiente coleta de lixo”, comenta Cacá.