Agentes de Saúde e Endemias querem Bebeto e Fabíola pelas lutas da categoria


Bebeto e Fabíola com membros da Associação de Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces)
Bebeto e Fabíola com membros da Associação de Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).

Depois de oito anos de governos do PSDB e 12 anos do PT sem resolução para as demandas da categoria, os agentes de saúde e de combate à endemias vão apostar no novo e apoiar Bebeto Galvão (PSB) e Fabíola Mansur (PSB) nas eleições deste ano.

O apoio foi dado em ato político realizado nesta segunda-feira (11) por membros da Associação de Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), uma das principais entidades que representam a categoria na Bahia com 3,8 mil profissionais filiados. Bebeto Galvão será candidato a deputado federal e Fabíola Mansur vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.

Em conversa com os agentes comunitários, Bebeto comprometeu-se em defender as causas dos agentes no Congresso Nacional, sobretudo o cumprimento da lei 12.994 que estabelece o piso salarial da categoria.

Depois de anos de luta dos agentes, com o apoio do PSB, a lei que estabelece o piso foi sancionada em junho deste ano. Contudo, até o momento não foi cumprida pela presidente Dilma Rousseff.

A nova lei define que 95% dos recursos para pagar o piso de R$ 1.014 para trabalhadores serão repassados pelo Governo Federal. Mas os agentes que atuam em Salvador ainda não receberam o reajuste.

“Como representante da classe, não tenho dúvida que Bebeto será um importante aliado da categoria. Sua história de luta pelos trabalhadores o credencia para ser a voz dos agentes comunitários no Congresso”, disse Enádio “Careca”, presidente da Aaces.

Caso seja eleito, Bebeto também vai defender no Congresso o pagamento de gratificação por risco para os agentes, que vivem constantemente situações de ameaças e constrangimento no dia a dia do trabalho.

“Não é possível que uma categoria tão importante para a saúde da população mais pobre não seja devidamente reconhecida. São mães e pais de família que trabalham duro e merecem um salário digno e condições de trabalho adequadas”, disse Bebeto.

Para o candidato a deputado, os agentes precisam ser valorizados, recebendo equipamentos adequados e capacitação técnica para melhor desenvolver o seu trabalho.

Também participou do ato a candidata à senadora pelo PSB, Eliana Calmon, que também se comprometeu a levar a luta dos agentes para o Senado Federal.

A candidata à deputada estadual Fabíola Mansur foi homenageada pelos agentes com uma placa comemorativa com o título de “madrinha” da categoria.