Vereador Cláudio Magalhães entrega título de cidadão ilheense ao jornalista Emílio Gusmão



Na tarde desta terça-feira (05), o vereador Cláudio Magalhães entregou, durante sessão plenária na Câmara Municipal de Ilhéus, o título de cidadão ilheense para o jornalista Emílio José Santos Gusmão, editor-chefe do Blog do Gusmão.

A honraria concedida ao comunicólogo foi aprovada pela casa legislativa em 2022, porém Emílio Gusmão não pôde comparecer, por motivo de saúde, à cerimônia especial de entrega anual dos títulos de cidadão ilheense ocorrida em dezembro do ano passado.

Na tarde de hoje, Emílio Gusmão, natural de São Paulo, nascido em 1975, que chegou em Ilhéus aos seis anos de idade, comentou sobre a homenagem recebida.”Por meio do jornalismo busquei corresponder a experiência libertária que Ilhéus me concedeu”, declarou.

O jornalista ainda fez um reconhecimento a causa indígena e um enfático agradecimento ao vereador Cláudio Magalhães.

“Vereador Cláudio, vossa senhoria sabe que sempre defendi publicamente a causa dos índios Tupinambás. Estar ao lado deste grupo étnico sofrido, que hoje luta por uma reparação histórica, é motivo de orgulho para mim.
O fato de vossa senhoria, um índio Tupinambá, ser o autor do projeto, para mim é tão importante quanto o próprio título de cidadão ilheense”.

Cláudio Magalhães retribuiu as palavras proferidas pelo homenageado do dia. “Tenho muito respeito por uma imprensa livre e democrática. Reconheço o seu trabalho, grande profissional e amigo Emílio Gusmão, que contribui muito para nossa cidade. Para mim, é uma honra a entrega desse merecido título”, destacou.

O Blog Agravo tem o prazer de parabenizar o amigo Emílio Gusmão. Sua dedicação e comprometimento com um jornalismo independente, baseado na ética e na busca pela verdade, são dignos de reconhecimento. Seus serviços prestados ao município de Ilhéus são verdadeiramente relevantes e merecem aplausos. Parabéns, Emílio, por ser um exemplo de profissionalismo e integridade!