Ilhéus : Comunidade do Retiro colhe frutos de participação no Globo Repórter


A união e a organização da comunidade, que está na base de todo o processo que culminou com a reportagem do Globo Repórter.
A união e a organização da comunidade, que está na base de todo o processo que culminou com a reportagem do Globo Repórter.

A Associação dos Moradores e Produtores do Retiro (Amor) está colhendo os frutos da visibilidade ganha com a aparição no Globo Repórter. O programa, exibido em 2/5, teve como tema exemplos de combate ao desperdício de alimentos no Brasil, e mostrou como a Unidade Produtiva Doce Retiro – mantida pela associação – utiliza técnicas de desidratação de frutas, o que amplia em até seis meses a validade da produção de banana, e de transformação de resíduos em adubo e ração animal.

Segundo Ailton Bevenuto, um dos líderes da comunidade, desde a exibição do programa membros da própria comunidade têm procurado a associação com interesse de aderir ao grupo. Simultaneamente, a procura pelos produtos da Doce Retiro aumentou com telefonemas recebidos de consumidores de algumas das maiores cidades do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Bevenuto, porém, garantiu que o maior retorno dado pelo programa foi a certeza de que -, unida, organizada e bem orientada -, a comunidade trilha o caminho certo para alcançar a melhoria da qualidade de vida. “Foi muito gratificante nos ver como um exemplo positivo no Globo Repórter, que é um programa que é exibido não só no Brasil, mas para cem países diferentes”, falou. “A visibilidade foi muito boa e emocionou a todos. Aumentou nossa autoestima”, completou.

O líder comunitário ressaltou que a união e a organização da comunidade, que está na base de todo o processo que culminou com a reportagem do Globo Repórter, só foi possível com o trabalho do Projeto Transformar, financiado pela Bahia Mineração – Bamin. “Tudo tem um começo” e começou com a Bamin. A empresa foi quem primeiro acreditou na gente. E fez com que a gente acreditasse em nós mesmos. E agora todo mundo acredita e torce pelo nosso sucesso, pela nossa conquista de uma melhor qualidade de vida”, declarou. Além de incluir a comunidade do Retiro entre as beneficadas pelo Transformar, foi a mineradora quem construiu e doou os equipamentos da unidade produtiva do Doce Retiro.

Clique aqui para assistir a reportagem do Globo Repórter.