Na manhã de hoje (01), a Polícia Rodoviária Federal participou da segunda fase da Operação Capinagem deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de combate às Organizações Criminosas e Investigação Crimina (GAECO), Promotorias de Capim Grosso (BA) e de Jacobina (BA), além da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do Ministério Público do Estado da Bahia.
A operação objetivou o cumprimento de 11 mandados de prisão e 9 mandados de busca e apreensão nos endereços dos alvos suspeitos de integrarem uma organização criminosa relacionada ao tráfico de drogas na região dos municípios baianos de Jacobina, Capim Grosso e Ponto Novo.
Os mandados de busca e apreensão e de prisão foram exarados pelo Juízo da Vara Criminal de Capim Grosso (BA).
A operação contou também com o apoio da 91ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM), da RONDESP e da Polícia Civil, através da 16ª Corpim de Jacobina.
A partir desta quarta-feira (1º), 50% da frota do transporte público retorna em Ilhéus, de acordo com um decreto publicado no Diário Oficial do Município na noite da terça-feira (30), mediante o cumprimento de medidas de prevenção, dentre elas, o uso obrigatório de máscaras de proteção, tanto pelos passageiros, quanto por motoristas e cobradores. Está autorizado um máximo de 12 pessoas em pé em cada coletivo para evitar aglomerados.
As empresas concessionárias do transporte público coletivo no município deverão instalar cortinas de plástico resistentes para a proteção de motoristas e cobradores, para que seja evitado o contato direto com o usuário do transporte. Os veículos também deverão ser higienizados a cada parada no terminal, onde deverá ser disponibilizado água corrente, sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel para higienização das mãos.
Nos principais locais de embarque e desembarque, pessoas como multiplicadores para a venda de bilhetes eletrônicos, bem como para a orientação aos passageiros, devem estar disponíveis.
Os ônibus devem circular com as janelas e alçapões do teto aberto para facilitar a circulação de ar. Nos itinerários eletrônicos deve ser exibida a mensagem “USE MÁSCARAS” e em cartazes fixados nos para-brisas dos veículos em local visível às pessoas. Já os ônibus com janelas e alçapões fixos (que não possibilitam a abertura), estão proibidos de circular.
O transporte de mercadorias e objetos grandes, ou em quantidade está proibido, devendo os ônibus serem utilizados apenas para o transporte de pessoas, respeitada a capacidade de assentos do veículo, com no máximo de 12 passageiros em pé.
Enquanto durar a suspensão das aulas, estão suspensos os passes estudantis em razão da suspensão das atividades acadêmicas, para evitar aglomeração dentro dos veículos. A gratuidade dos idosos e deficientes em horários de pico entre 6h e 9h e das 17h às 20h, também ficou suspensa.
Permanecerão disponíveis durante todo o dia as linhas destinadas aos locais de saúde, como clínicas e hospitais. Já as tabelas da zona rural funcionarão com dias alternados e, nos domingos e feriados, o serviço será suspenso para esta zona. Adequações conforme a localidade e a necessidade do comércio, indústria e serviços de saúde são feitas conforme reavaliação de necessidade.
O decreto informa ainda que a fiscalização das concessionárias será realizada pela Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) do município, quem poderá emitir ordem de serviço para aumento ou diminuição do percentual de funcionamento da frota do transporte público.
A Defesa Civil relatou que ventos chegaram a 120km/h no Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, próximo ao município de Bom Jardim da Serra. Imagem redes sociais.
Os ventos fortes e chuvas que atingiram Santa Catarina nesta terça-feira (30) deixaram três mortos, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do estado, até as 18h. Uma idosa de 78 anos morreu em Chapecó atingida por uma árvore, e um homem, em Santo Amaro da Imperatriz, morreu após ser atingido por fios de alta-tensão. A terceira morte aconteceu na cidade de Tijucas após um desabamento. No local, outra pessoa está desaparecida.
Segundo levantamento das coordenadorias regionais da Defesa Civil de Santa Catarina, 25 municípios foram atingidos no estado e os bombeiros atenderam a 900 ocorrências. A Defesa Civil relatou que ventos chegaram a 120km/h no Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, próximo ao município de Bom Jardim da Serra.
Os ventos também atingiu Balneário Camboriú e região na tarde desta terça-feira (30) deixou a cidade em situação caótica, diversas residencias tiveram prejuízos materiais e grande parte da cidade está sem luz, causando transtornos no trânsito.
Pelo Twitter, o governador Carlos Moisés afirmou que as equipes da Defesa Civil e outros órgãos do governo estadual continuam monitorando a situação . “Vamos empenhar todos os esforços necessários para não deixar ninguém desassistido”, escreveu na rede social. “Nossas equipes seguem com o trabalho nas regiões atingidas. Recebo com muita tristeza a notícia de que pelo menos três pessoas perderam a vida em decorrência do vendaval. Minha solidariedade a todas estas famílias” disse o governador.
Segundo Moisés, muitas cidades estão sem sinal de telefone e internet e há mais de 1 milhão de unidades consumidoras sem eletricidade. Ele pediu à população que fique em local seguro, pois essa situação dificulta a comunicação. “Caso esteja em situação de perigo, procure manter a calma e tente acionar os Bombeiros no 193.”
Vídeos registrados por moradores:
bah pra completar esse vídeo da chuva em balneário camboriú faltou só uma onda gigante no fim pic.twitter.com/KDvrIoMWEM
As fortes chuvas também chegaram ao Paraná, atingindo entre outras, a capital do estado, Curitiba, e cidades próximas. Até as 19h desta terça-feira (30), a prefeitura de Curitiba registrou 406 solicitações de ocorrências com quedas de árvores ou galhos, em vias públicas e terrenos particulares. No entanto, muitas chamadas foram para um mesmo endereço.
“Enquanto estiver chovendo, a orientação da Defesa Civil é que se evite sair de casa. Se a pessoa já estiver na rua, deve evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro. Redobre a atenção e reduza a velocidade”, diz boletim da Defesa Civil de Curitiba.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), site de meteorologia oficial do Paraná, uma nova frente fria formou-se nesta terça-feira sobre o Sul do Brasil, com acumulados acima dos 100 milimetros em alguns municípios dos dois estados.
“Este sistema frontal avança também pelo Paraná ao longo do dia, mas com chuva menos expressiva prevista. Algum temporal pontual não está descartado, e os ventos de norte/noroeste sopram com intensidade moderada a forte por alguns momentos”, diz nota no site.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta terça-feira (30), uma reunião virtual com dirigentes da SEC e representantes da APLB Sindicato, para dialogar sobre protocolos que podem ser implantados no retornos às aulas. As propostas estão voltadas para as áreas pedagógicas e de infraestrutura das escolas e, principalmente, para a garantia da saúde dos estudantes, professores e funcionários no acesso presencial às unidades escolares.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, reforçou que não há uma data definida para o retorno às aulas, mas que a SEC busca o diálogo frequente com os segmentos da Educação. “Temos que sempre realizar este exercício de avaliar os diversos cenários e propor alternativas que possam contribuir para a construção destas propostas. Por isso, o diálogo com a APLB, conselhos e fóruns de Educação, sindicatos, movimentos estudantis, secretários estaduais e universidades ajudam na construção coletiva”, explicou.
O secretário Jerônimo Rodrigues ainda destacou as ações que vêm sendo realizadas. “Estamos no trabalho de execução dos protocolos de infraestrutura, com a recuperação e implantação de vasos sanitários e lavatórios, e com as primeiras testagens para o Coronavírus em escolas de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca, para avaliar a situação da comunidade escola. Uma proposta pedagógica também está sendo desenvolvida e que queremos compartilhar nesta discussão com as entidades. Não podemos ficar parados, porque, em algum momento, vamos voltar”, afirmou.
O presidente da APLB, Rui Oliveira, falou sobre este diálogo com a SEC. “É louvável o trabalho que o governador está fazendo no combate ao Coronavírus. Por isso, precisamos ter este diálogo com a SEC para que o retorno às aulas seja feito da maneira correta, sempre priorizando a vida”, disse.
O vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Ilhéus, Pastor Matos (PSD) protocolou o Requerimento Nº 090, manifestando apelo à superintendência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Ilhéus, para que seja regularizada a entrega de correspondências nas travessas da Rua Boa Vista, no bairro Nelson Costa, região popularmente conhecida como Paraguai.
Os moradores dessas ruas, segundo o vereador, há dois anos reclamam da falta de entregas de encomendas pelos correios.
“Importante salientar que a região do Paraguai tem se tornado muito populosa nos últimos anos. A entrega de encomendas é uma necessidade básica do cidadão que não pode ser negligenciada. Além disso, todas essas ruas já possuem CEP cadastrado na agência dos Correios, porém, não são contempladas pelo serviço”, explicou Pastor Matos.
“Sabemos que a Zona Sul, pelo número de obras em andamento, é uma das regiões que mais deve se expandir nos próximos anos. Independentemente disso, os munícipes que já residem nessa região têm os mesmos direitos de moradores de outras regiões e devem ser atendidos”, concluiu.
Conforme a Polícia Civil, em um ano, dois veículos que pertencem à câmara rodaram um total de 91.758 km. Esse percurso, segundo a investigação, equivale a duas voltas ao mundo.
Policiais da Delegacia Territorial (DT), de Ipiaú, com apoio de equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), realizaram a operação denominada “Hemes”, que cumpriu mandados de busca e apreensão em um posto de gasolina e no prédio onde funciona a secretaria da Câmara de Vereadores, da cidade, nesta terça-feira (30).
O objetivo é a investigação de uma denúncia do Tribunal de Contas do Município (TCM), sobre irregularidades nos contratos de fornecimento de combustíveis para dois carros oficiais da casa legislativa. Segundo titular da unidade, delegado Rodrigo Fernando, os veículos percorreram o equivalente a 91.758 km, no período de um ano.
Conforme o delegado, os equipamentos que medem a distância percorrida pelos carros também foram verificados. “Encontramos divergências no registro dos odômetros dos dois veículos, além de erros relevantes, que chamam atenção, sobre quilometragem e percursos informados”, afirma.
Durante a operação também foi cumprido mandado de busca e apreensão em empresas, no município de Jitaúna. “Foram encontradas divergências nos dois estabelecimentos comerciais, que registraram o mesmo endereço em um processo de dispensa de licitação, para contratação de serviço de digitalização de documentos. No local constatamos que se trata de uma localização residencial”, explica.
O presidente Jair Bolsonaro assinou na tarde desta terça-feira (30) o decreto que prorroga, por mais dois meses, o auxílio emergencial de R$ 600, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos, desempregados e pessoas de baixa renda durante a pandemia da covid-19. Com isso, cerca de 64,1 milhões de pessoas que tiveram o benefício aprovado receberão mais duas parcelas, no mesmo valor.
“Obviamente, isso tudo não é apenas para deixar a economia funcionando, viva, mas dar o sustento para essas pessoas. Nós aqui que estamos presentes sabemos que R$ 600 é muito pouco, mas para quem não tem nada é muito”, afirmou Bolsonaro em discurso no Palácio do Planalto.
A solenidade de prorrogação do programa foi acompanhada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre. Diversos ministros, além do vice-presidente, Hamilton Mourão, também participaram da cerimônia.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realiza diariamente a busca ativa de sintomáticos respiratórios para rastreamento e identificação de casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus. A ação acontece em áreas comerciais da cidade, mas também se estende aos bairros, com medidas educativas e de sensibilização da comunidade para a prevenção contra a transmissão do vírus.
O prefeito Mário Alexandre destacou o trabalho como fundamental para conter a pandemia. “As equipes orientam as pessoas com sintomas para que se dirijam ao Centro de Atendimento Covid-19, além de alertar sobre a importância de manter o isolamento social. Contudo, as atitudes são fundamentais para controlar a disseminação da doença”.
As pessoas com diagnóstico positivo para o coronavírus são monitoradas diariamente pela Vigilância Epidemiológica do município. As equipes atuam em pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas. Nesta terça-feira (30) a busca será realizada na Gamboa, na quarta-feira (1º), no Teotônio Vilela, na quinta-feira (2), no Hernani Sá e na sexta-feira (3), no Nelson Costa.
Em 28 de maio, o Poder Legislativo Municipal aprovou o Projeto de Resolução n° 001/2020, que institui o Sistema de Informação ao Cidadão no âmbito da Câmara Municipal de Ilhéus.
O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) é responsável pela recepção e tratamento de pedidos de acesso à informação registrados na Câmara Municipal de Ilhéus. Por meio deste sistema, qualquer interessado poderá solicitar acesso à informação de domínio do órgão e que sejam classificadas como informações públicas, como por exemplo: tramitação legislativa, licitações e outras ações do Poder Legislativo.
O novo sistema pretende aperfeiçoar o diálogo entre o cidadão, órgãos de controle externo e a Câmara Municipal de Ilhéus, sem prejuízo de disponibilização de forma voluntária de todas as informações que devem constar no portal da transparência e acesso à informação.
Para ter acesso ao SIC, é preciso ir ao site www.camaradeilheus.ba.gov.br e clicar no banner do e-SIC. Outro avanço na transparência do Legislativo ilheense é a disponibilização de todos os contratos vigentes da Câmara no site oficial, na aba Licitação.
Transparência
A gestão do presidente César Porto tem se destacado pela busca incessante pela transparência e acesso à informação no âmbito da Câmara Municipal de Ilhéus. A população tem total acesso às pautas das sessões ordinárias e especiais, atas das sessões, folhas de pagamento, reuniões das comissões temáticas, editais de licitações, contratos, produção legislativa, entre outras informações disponíveis.
Por meio das redes sociais, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, anunciou que está curado do Covid-19.
O teste positivo de Mário foi divulgado no dia 22 de junho, mas antes da data o mesmo já se encontrava em quarentena.
Mostrando os resultados e laudos médicos, o prefeito agradeceu à equipe da saúde.
“Muita emoção e gratidão a Deus e a toda equipe de guerreiros da Saúde, acabo de receber alta domiciliar da Covid-19, eu venci. Em Ilhéus já salvamos mais de 900 vidas, infelizmente perdemos 56 pessoas, e quero deixar meus sentimentos e solidariedade aos familiares que perderam seus entes queridos para essa terrível pandemia. Estou melhor, e vou trabalhar muito, para poder salvarmos mais vidas ainda. Obrigado Deus por sempre estar ao meu lado! “, escreveu o prefeito.