Super Blogs recebe o diplomata João Lucas Ijino Santana, nesta quinta-feira (04)


Nesta quinta-feira (04), o Super Blogs, que vai ao ar às 19h, terá a participação de João Lucas Ijino Santana, o primeiro diplomata de carreira da história nascido em Ilhéus.

Filho de José Carlos Santana e Eunice Ijino Santana, ambos ilheenses, João Lucas nasceu na maternidade Santa Helena, em 30 de junho de 1982. Toda sua formação foi na rede pública de ensino. Estudou na Escola Municipal Perpétua Marques, no Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (antigo CEAMEV), no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), no Grupo Escolar General Osório e no Centro Integrado Rômulo Galvão (antigo CIERG).

Graduado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi aprovado em concurso e recebeu a “Bolsa-prêmio de Vocação para a Diplomacia” do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – a academia diplomática brasileira. Aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), em 2013, Ijino tornou-se o primeiro diplomata de carreira da história nascido em Ilhéus.

Com mais de dez anos na atuação diplomática, o ilheense acumulou vasta experiência profissional. Em sua primeira missão, foi designado para a Embaixada do Brasil no Haiti, onde desempenhou, entre outras funções, a chefia do Setor de Cooperação Técnica e Humanitária da Embaixada. Nessa capacidade, secundou os esforços brasileiros e da comunidade internacional para a pacificação e a reconstrução do Haiti – o Brasil liderou o contingente militar da missão de paz das Nações Unidas naquele país.

Na Argentina, seu segundo posto, Ijino chefiou o Setor Econômico da Embaixada, onde acompanhou os desdobramentos da crise econômica Argentina, tendo se ocupado de temas estratégicos da relação econômica bilateral. Durante a pandemia de covid-19, integrou força tarefa responsável pela repatriação de milhares de brasileiros.

Atualmente, Ijino chefia o Setor de Promoção Comercial, Atração de Investimentos e Turismo da Embaixada do Brasil no Peru. Nessa função, o diplomata ilheense atua para promover as exportações brasileiras, apoiar as empresas brasileiras com presença comercial no Peru, atrair investimentos e promover os destinos turísticos brasileiros.

Apesar do tempo de serviço no exterior, João Ijino permanece conectado à sua terra natal e atento às profundas transformações pelas quais a cidade passa nos últimos anos, com sentido de orgulho e gratidão pela querida São Jorge dos Ilhéus.

No episódio histórico que vai ao nesta quinta-feira (04), ao vivo pelo YouTube, às 19h, os jornalistas da bancada do Super Blogs vão conversar com o primeiro diplomata de carreira da história nascido em Ilhéus.

Não perca o episódio #039 e fique por dentro. Acesse o link abaixo e ative o sininho. Participe desse diálogo.

https://youtube.com/live/jYCP6vV-xI8?feature=share