Nosso Sarau recebe Jovina Souza no mês da Consciência Negra


Dentro das comemorações do mês da Consciência Negra, o Nosso Sarau recebe Jovina Souza na edição de novembro, dia 29, às 18h, no KreativLab do Goethe-Institut Salvador.

A escritora é a convidada deste mês para falar de seu novo livro “Estampas do abismo” e de sua trajetória literária, em um bate papo mediado por Cacau Novaes, e também para uma sessão de autógrafos.

A programação do evento inclui ainda recital de poesia, com a participação de Alvorecer Santos, Cacau Novaes, Heder Novaes, Jeane Sánchez, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Raimundo Moura, Rita Pinheiro, Rosana Paulo e Valdeck Almeida de Jesus, além de muita música, com as apresentações de Magno Estevão e Ritta Cidhreira.

A entrada é gratuita e o livro estará à venda no local por R$ 30,00 (trinta reais). O Nosso Sarau tem a produção e a curadoria de Cacau Novaes, com o apoio do Goethe-Institut Salvador. Toda a programação também é transmitida on-line pelo Facebook e pode ser assistida através do link:
www.facebook.com/nossosarau.ssa.

Sobre a escritora convidada

Jovina Souza nasceu no estado da Bahia e mora atualmente em Salvador, onde graduou-se em letras vernáculas pela UFBA. Especializou-se em Estudos literários e concluiu o mestrado em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura. Especializou-se ainda em ensino da história e da cultura afro-brasileira. Seu trabalho poético está nas redes sociais, em revistas literárias de prestígio (Ruído Manifesto, Acrobata, Mallamargens, Organismo, Òmnira e Mitaraka ) e também em várias coletâneas e sete livros publicados: Agdá (Editora Mondrongo, 2012); O caminho das estações (Editora Mondrongo, 2018) o Amor não está (Editora Omnira, 2019) o Levante da Fênix (Editora Omnira, 2021) e Memorial do espelho (Editora Segundo Selo, 2022). P/ o homem da rua K (Editora Dikebrada, 2023), Estampas do abismo (Editora Malê, 2023).

A escritora é presença constante em festas e feiras literárias (FLIP, Flica, Flimam, Fliporto, Flipelô, Flizé, Flisaj, Flipa, Flilencois, Flita etc.) e outros eventos de literatura. Sua obra é estudada do ensino fundamental até cursos de doutorado. Tem sido tema de TCC, monografias, dissertações, artigos científicos e seminários de universidades brasileiras.

Jovina Souza escreve também contos e conta estórias sobre o percurso do povo preto para crianças e adolescentes em escolas públicas, pois é também professora de letramento racial, formação de intelectuais negros críticos, há mais de 40 anos. Exerce essa função através dos seus inúmeros projetos, palestras, oficinas, rodas de conversas em escolas públicas, universidades e outros espaços de educação. Atualmente trabalha com o projeto Agdá.