Festa de Iemanjá leva centenas de pessoas à Praia do Cristo, Maramata e Litorânea Norte


 

Tradição integrada ao calendário turístico e cultural de Ilhéus, a Festa de Iemanjá reuniu centenas de devotos na Praia do Cristo, Avenida Litorânea Norte, Maramata e Colônia Z-19, na última sexta-feira (2). Na Litorânea, além da parte religiosa, o evento contou com shows das bandas Samba de Treita, Raneychas, Tony Canabrava, Pegada do Samba e Top Gan.

Marcando presença nos pontos de festividade, o prefeito Mário Alexandre destacou que a manifestação religiosa é uma das mais importantes da Bahia e mantém viva a identidade cultural da comunidade. “A nossa cidade está recheada de eventos e nada melhor do que resgatar essas grandes festas populares. É gratificante ver o resultado do trabalho que vem sendo realizado em prol do bem-estar do nosso povo”.

A Festa de Iemanjá alerta sobre a consciência ambiental dos devotos quanto aos presentes colocados nos balaios, a exemplo de flores e perfumes para o menor impacto ao meio ambiente. “Que Iemanjá leve tudo que for negativo e traga paz e saúde para todos nós”, disse a aposentada Ana Célia de Oliveira.

A programação incluiu salva de fogos, festa religiosa, com práticas dos banhos de água de cheiro, de pipoca e milho branco, momento em que os adeptos apresentam as oferendas. No período da tarde foi realizada a procissão marítima com o cortejo das embarcações para a entrega dos balaios.

A Prefeitura de Ilhéus disponibilizou a estrutura necessária para os festejos. A organização e fiscalização ficaram a cargo da Sutram, Guarda Civil Municipal e das secretarias de Cultura, Turismo, Serviços Urbanos, Saúde e Ordem Pública, com apoio da Marinha do Brasil e Polícia Militar.

Festejos – Maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia, a Festa de Iemanjá é aguardada pela população local e pelos turistas de diversas partes do Brasil. Também conhecida como “Rainha do Mar”, Iemanjá é considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.

Informações da Prefeitura de Ilhéus.