Morena FM faz 110 horas de São João “real”


Elba Ramalho e Targino. Foto divulgação Morena FM.

O São João da Bahia vem sendo descaracterizado pelo governo do estado e pelas prefeituras nos últimos anos, com a contratação de atrações sem nenhuma ligação com a música junina. No lugar de forró, xote e baião, as festas juninas têm se tornado uma micareta com sertanejo, funk, axé e arrocha.

Primeira emissora do Brasil a incluir o forró na programação do ano inteiro, ao invés de só em junho, a Morena FM, de Itabuna, promove uma atração especial em defesa dessa tradição, desde os anos 90. O Xamêgo da Morena faz uma maratona de 55 horas somente de forró no São João e outras 55 no São Pedro.

“São 110 horas honrando músicos que passam o ano inteiro se preparando para a maior festa da Bahia, mas que hoje são deixados de lado por gestores que ignoram a tradição. Eles contratam artistas de gêneros que não tem nada a ver com o São João, muitas vezes em negociatas que envolvem uma gorda comissão”, diz Marcel Leal.

O CEO da Morena FM acrescenta que o Xamêgo faz sua playlist com bastante cuidado, misturando lendas como Gonzagão e Dominguinhos, com novos talentos nacionais como Falamansa e Etakazero, feras sulbaianas como Cacau Com Leite e Forró do Karoá, e artistas que valorizam a época, como Fagner e Elba Ramalho.

“O Xamêgo é mais que uma programação de rádio,” diz Marcel, “ele é uma trincheira na defesa da festa mais tradicional da Bahia e do Nordeste, que está sendo destruída por quem deveria defender”. A primeira parte do Xamêgo começa dia 23, sexta-feira, às 19h, indo até 2h do dia 26, segunda-feira.

Ao longo dos anos se tornou tradição os arraiás e festas de bairro de Itabuna e cidades vizinhas ligarem o som no Xamêgo da Morena. “Depois da internet passamos a receber mensagens de gente fazendo isso em vários estados e até um grupo de amigos que montou um arraiá na Australia”, conta Marcel. O link é www.morenafm.com