Tribunal de Justiça da Bahia mantém Abraão como presidente da Câmara de Ilhéus


Abraão continua no cargo de presidente da Câmara.

Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, decidiu na manhã desta segunda-feira (22), derrubar a decisão do Juiz Alex Venícius Campos Miranda, titular da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, que anulou a eleição da Câmara e cassou o mandato do presidente Abraão Santos (PDT).

Essa é a segunda vez que o tribunal suspende uma decisão do juiz da primeira instância, referente a eleição da Câmara. Na nova decisão do desembargador é elencado a ultratividade, que consiste na ação de aplicar uma lei (ou dispositivo de lei) que já foi revogada em casos que ocorreram durante o período em que esta estava vigente.

Na decisão o desembargador também suspende a eleição, que seria realizada hoje sob a direção da vereadora Ivete do INSS (União Brasil), que escolheria o novo presidente.

“Não é despiciendo consignar que, se realizada a sessão aprazada para a data de hoje (22/05/2023), ela não será capaz de produzir quaisquer efeitos, restando suspensa a eficácia do ato, desde a primeira decisão desta presidência pelo deferimento do pedido de suspensão de liminar” afirma a decisão.

Confira a decisão na íntegra clicando aqui.