Bebeto Galvão dialoga com setor cultural de Ilhéus sobre propostas para reformulação do CMC


O vice-prefeito Bebeto Galvão se reuniu na última quinta-feira (2) com membros do Conselho Municipal de Cultural (CMC) a fim de discutir e avaliar propostas sobre a reformulação das disposições da lei responsável pela criação do órgão. De acordo com o gestor, o encontro é fundamental para fortalecer o diálogo entre as câmaras setoriais e definir um plano de trabalho mais abrangente.

Na ocasião, os conselheiros sinalizaram a importância de o órgão ter caráter deliberativo, visto que o CMC possui apenas funções propositivas, opinativas, fiscalizadoras e consultivas.

“O setor cultural gera emprego, renda e promove inclusão. Recebemos uma comissão do Conselho Municipal de Cultura para tratar de alguns temas, que serão reportados ao secretário Geraldo Magela. O grupo vai formalizar as solicitações para que o governo avalie e encaminhe à Câmara de Vereadores. Também tratamos de iniciativas da política cultural do município sem nenhum problema, visto que tem sido parte do esforço do prefeito Mário Alexandre”, explicou Bebeto.

O vice-prefeito pontuou a verba destinada à pasta, que neste ano deve chegar à ordem dos R$ 5 milhões. Isso demonstra a preocupação da gestão atual em uma área estratégica para uma cidade que possui como principal matriz econômica o turismo. Ele lembrou que durante os anos pandêmicos o setor foi o grande responsável por entreter a população.

“O ponto alto dessa reunião foi ver o poder público se comprometer com as demandas apresentadas e saber que está empenhado em garantir que a nova conjuntura do Conselho seja estabelecida. Isso é valorização da nossa cultura e apoio à juventude”, destacou o conselheiro e historiador Erlon Tupinambá.

A pauta girou em torno do regimento e eleição do novo Conselho, bem como da requalificação dos prédios históricos, culturais e melhoria das praças e espaços públicos. Durante a reunião, os conselheiros e artistas puderam expor suas ideias e sugestões para endossar o planejamento.

O Conselho Municipal de Cultura tem as seguintes finalidades, entre elas: formular políticas e diretrizes para o Plano Municipal de Cultura (PMC); garantir a cidadania cultural como direito de acesso e fruição dos bens culturais; defender o patrimônio cultural e artístico do Município e colaborar na articulação das ações entre organismos públicos e privados da área da cultura.