Polêmica: Capital nordestina rejeita dar medalha a Michelle Bolsonaro


A Câmara do Recife rejeitou nesta terça-feira (5), por 16 votos a nove, o projeto de decreto legislativo nº 34/2022, cujo objetivo era conceder a Medalha de Mérito Olegária Mariano à primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.

A proposição foi apresentada pela vereadora evangélica Missionária Michele Collins, que presidente a Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife.

Com 39 vereadores, a Câmara de Recife tem 16 vereadores de partidos considerados de centro e direita. Apenas 25 participaram da votação do projeto, grande maioria dos parlamentares são de partidos de esquerda.

Outro projeto que daria a concessão da Medalha de Mérito José Mariano ao Presidente da República Jair Bolsonaro, foi retirado de pauta. Em reunião ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (5), o vereador Dilson Batista (Avante) justificou a decisão de solicitar a retirada de pauta do projeto.

O vereador, que também é policial militar, assegurou que a iniciativa foi individual e diz que não recebeu nenhum pedido para retirar a matéria. “Nunca sofri pressão, nem na polícia, quando estava combatendo bandido, trocando tiro. Eu decidi respeitar primeiro meu líder Sebastião Oliveira, respeitar o direcionamento do meu partido. Infelizmente, às vezes a gente não pode fazer o que a gente pensa pessoalmente e tem que seguir diretrizes políticas do partido”.