Bolsonaro realiza tour pelo Nordeste para tentar reverter rejeição


O presidente Jair Bolsonaro.

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) inicia nesta terça-feira (8/2) roteiro de viagens pela Região Nordeste. O mandatário do país deve visitar três unidades federativas: Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Há ainda previsão de ida à Paraíba, estado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas a agenda ainda não foi confirmada.As viagens, anunciadas com semanas de antecedência, são parte de um movimento do chefe do Executivo nacional de se aproximar da região que mais o rejeita, de acordo com as pesquisas.

O Datafolha de dezembro de 2021 mostrou Bolsonaro com 17% de intenções de voto no Nordeste, ante 61% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Nordeste é a única região em que Bolsonaro foi derrotado por Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018. Na ocasião, conquistou 30% dos votos, enquanto o petista teve 69%. Em campanha pela reeleição, o titular do Planalto busca conseguir mais apoio na localidade, reduto eleitoral do ex-presidente Lula.

A viagem também ocorre após comentários equivocados do mandatário sobre a região. Durante a tradicional live que faz semanalmente nas redes sociais, ao falar sobre a revogação de decretos de luto oficial, Bolsonaro errou o local de nascimento de Padre Cícero, religioso venerado no Nordeste. Em seguida, ao conversar com assessores, os chamou de “pau de arara”, expressão considerada pejorativa.

“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí”, disse o presidente, durante a live.

O ponto alto das viagens pelo Nordeste são as visitas a empreendimentos do projeto de transposição do rio São Francisco, a maioria iniciada em gestões anteriores. Bolsonaro já esteve em outras agendas relacionadas ao São Francisco acompanhado de políticos nordestinos, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ministros da região.

 

Confira a matéria completa no Metrópoles.