O que é essencial na Pandemia ?


Artigo do professor Reinaldo Soares.

Professor Reinaldo Soares.

Na sociedade atual, cada vez mais as necessidades são ampliadas, daí o que é essencial e não essencial?

Em nome da preservação da vida e da saúde, decretos são publicados com decisões de fechamento de atividades econômicas com a justificativa de reduzir aglomerações e assim impedir a disseminação do contágio do COVID 19. Decisão honrosa, se não fosse contraditória e seus resultados questionáveis. Vejamos:

Enquanto o comércio é fechado, a feira livre funciona.

As academias, enquanto espaços que promovem a saúde física e mental são fechadas, mesmo que sejam consideradas essenciais.

O Aeroporto e Rodoviária estão em pleno funcionamento, sem equipes sanitárias para monitorar quem chega na cidade.

O transporte coletivo continua funcionando com redução da frota, provocando aumento da lotação de passageiros.

Possuímos quatro entradas, em nenhuma delas, temos barreiras sanitárias.

É preocupante a situação que vivemos com dezenas de perdas irreparáveis. Pessoas próximas e distantes vitimadas pelo COVID, dilacerando famílias e interrompendo sonhos.

Presenciamos também, centenas de estabelecimentos sendo fechados, elevando o endividamento empresarial sem compensação tributária, provocando alta taxa de desemprego e agravamento das condições sociais.

Nosso grande desafio é manter a segurança sanitária e o funcionamento das atividades econômicas. A definição do que é essencial para manter funcionando e não essencial para fechar, não deve ser uma decisão simplista e protocolar. As decisões até aqui realizadas, além de não reduzir as taxas de contágio, tem aumentado a crise econômica.

Que a politização da pandemia, dê espaço ao bom senso, à sensatez e senso republicano de governar com coerência e justiça.

 

*Os Artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.