Acreditem, ainda temos um longo caminho pela frente!


Por Jamesson Araújo

Esse ano os habitantes de Ilhéus terão a difícil tarefa de escolher quem comandará o município pelos próximos quatro anos. Tenho acompanhado algumas análises políticas que insinuam que a eleição na terra de Gabriela já está decidida e que um grupo político sairá vitorioso.

O mais curioso é que essas análises vêm de pessoas consideradas especialistas em política. O que mais chama a atenção é que essas previsões são feitas em pesquisas, com base em apenas 30% dos eleitores. Seria no mínimo insano fazer previsões com tão pouca informação, já que 70% dos eleitores ainda não têm um candidato definido. Isso mostra que a eleição está completamente em aberto!

E para desacreditar ainda mais essas análises políticas, o jogo político mal começou. Não podemos ignorar a força política do atual prefeito, das máquinas dos estados e do município, mesmo com sua grande rejeição. Eles ainda não entraram no jogo e nem uniram a base da esquerda em torno de um nome. Quando isso acontecer, teremos uma visão completa do cenário político.

Enquanto isso, a turma da direita criou uma aliança e decidiu, em um acordo, que o primeiro nas pesquisas será o candidato e o segundo, naturalmente, será o vice. É natural que eles saiam na frente por começarem a caminhada antes. Os dois nomes que se destacam nesse grupo, Valderico Junior e Jabes Ribeiro, estão disputando para ver quem será o cabeça de chapa. E aqui mora o problema: se Jabes ficar em segundo lugar, ele indicará Cacá Colchões como seu vice. Por que Jabes não pode ser o vice? Será que isso diminuiria Valderico Junior?

Mas não se enganem, esse acordo tem prazo de validade! Como podem ver, a leitura política pode mudar drasticamente até as convenções municipais.

E assim, continuamos nesse jogo político cheio de reviravoltas e incertezas. Mas uma coisa é certa: ainda temos muito a presenciar e a descobrir nessa eleição em Ilhéus!

Jamesson Araújo é jornalista e editor chefe do Blog Agravo.