Centro de Ilhéus sofre com abandono


Editorial do Blog Agravo

Essa imagem é um retrato fiel da situação do Centro de Ilhéus. Praça JJ Seabra.

Bancos e pisos quebrados e iluminação precária geram reclamações de frequentadores e comerciantes do Centro de Ilhéus. Num dos principais locais turísticos, o calçadão Jorge Amado, o cidadão que caminha à noite, tem a sensação que a qualquer momento pode ser assaltado.

Já em outras partes do calçadão Marques de Paranaguá, a situação é preocupante. Buracos, bancos quebrados, muito mato, além da falta limpeza adequada, mostram o descaso do governo do prefeito Mário Alexandre no aspecto visual da cidade.

Na semana passada, o prefeito reuniu a imprensa para apresentar um projeto grandioso com a revitalização de algumas vias e praças do Centro, em detrimento a chegada da nova ponte. Torcemos que saia do papel!

O problema é que a população não acredita, e a divulgação do ato nas redes sociais virou motivo de chacota. Se não conseguem realizar uma manutenção básica, como irão realizar obras faraônicas?

Praça Rui Barbosa está com oito iluminarias apagadas, como se pode ver na foto feita na última sexta-feira (20).

O que falar da praça JJ Seabra? Sinônimo de incompetência das gestões no quesito especificado acima. O pior, tornou-se morada de mendigos que ali fazem suas necessidades fisiológicas, usam drogas, e sofrem com o abandono do poder público. Vale lembrar que nesta mesma praça estão as Estátuas de Sapho (única na América do Sul) e Inverno, que passam despercebidas pelos turistas e nativos por falta destaque. Em 2017 fizemos uma matéria com esse mesmo assunto, mostrando que a prefeitura de Ilhéus precisa cuidar das praças, e pontos turísticos. As críticas construtivas não surtiram efeito, e o governo continua sem ação concreta em pequenas ações, a exemplo do paisagismos.

Outra praça, a Rui Barbosa, enfrenta um breu, e a maioria das luminárias estão apagadas. O clima é de total desânimo, indo na contramão do slogan da atual Gestão “ Tempo de alegria e Trabalho”.

É muito conversa, viagem e projeto e pouca ação nas áreas estruturais da cidade!