Exposição “Aduana”, do artista plástico Nazir Maron segue até 28 de julho na Galeria do TMI


“Aduana” é o título da nova exposição do artista plástico Nazir Maron na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus que reúne alguns de seus trabalhos sobre as paisagens e lugares da cidade. A mostra segue até o dia 28 de julho, com espaço de visitação aberto sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

São pinturas que retratam o porto de Ilhéus, as praias, os cais e detalhes da vida aduaneira tão comum nos litorais do Brasil e do vai e vem de barcos e navios do além-mar. Essas pinturas de tinta a óleo evidenciam alguns impactos ambientais desse universo portuário das cidades e o rastro de degradação causado pelo cotidiano marítimo. Tudo isso é observado e vivido pelos olhos do artista, já que ele mesmo é vizinho de um porto internacional.

Com quarenta anos de carreira, Nazir Maron já expôs em várias galerias do estado e tem quadros em várias partes do mundo e traz nesta exposição o olhar transversal e contínuo de quem observa as mudanças das paisagens e dos lugares de sua realidade mais pessoal e mais interior, uma convivência íntima e real com a degradação do lugar.

Os quadros da exposição ADUANA foram pintados pelo artista nos últimos três anos. Muitos desses quadros inéditos nasceram durante a pandemia e detalham essas paisagens portuárias e litorâneas durante esse período e mostram que, mesmo entre silêncios e perdas, o comércio precisava continuar. Em outros quadros a paisagem se deteriora e revela a destruição contínua pelas mãos da civilização. Uma paisagem é o que se mostra e sua preservação é a revelação de nossas consciências.

Algumas pinturas destacam o enquadramento e o recorte que o artista acaba fazendo da geografia do seu lugar. Nazir Maron captura em cores densas e suaves o movimento dos céus e mares para depois jogar luz, cor e sombra sobre uma paisagem esquecida e real de um dia qualquer.

Ele ainda acrescenta a essa exposição uma série de nove telhas pintadas com referência a orixás e santos da igreja católica e duas instalações sobre a sociedade líquida com manequins, ferro e cabeças de bonecas, revelando a diversidade de seu traço impressionista e modernista e a possibilidade de imprimir sua Arte em diversos materiais.