Bebeto defende que cultura deve ser questão estratégica da gestão


img_2016-09-16_13-46-52-640x632

O candidato a prefeito de Ilhéus, Bebeto (PSB), acredita que a cultura não pode ser tratada como um elemento acessório, e sim como a afirmação de um povo. “Precisamos pensar na reafirmação dos grupos sociais. Assim, a cultura, que é a plenitude da humanidade, é uma questão estratégica, de governança”, declarou.

Na noite da última quinta-feira,15, ele participou da mesa redonda “Cultura para quê” e apresentou parte de suas propostas para o setor. “Nossas ações serão norteadas pela lei 3619/12 que institui o Plano Municipal de Cultura, com fundamental participação dos agentes, mestres da cultura popular e também da comunidade”, complementou.

 Bebeto defende que é preciso ampliar os investimentos na área cultural através de maiores condições orçamentárias e também da revisão do Fundo Municipal de Cultura. O candidato do PSB reafirmou a necessidade da implantação do Sistema Municipal de Cultura, que já foi criado e aguarda a aprovação da Câmara de Vereadores, para fortalecimento e valorização do setor.

Escuta social

O candidato a prefeito de Ilhéus explicou que a escuta social será peça chave para nossas ações. Afinal, o povo sabe o que é preciso ser feito, pois as políticas públicas voltadas para a cultura não devem como direitos de todos os cidadãos e cidadãs e não como favores”, disse.

A mesa-redonda com candidatos a prefeito de Ilhéus foi organizada pela Academia de Letras, Conselho Municipal de Cultura e Comunidade Tia Marita. Bebeto elogiou a iniciativa, que abriu espaço para apresentação e questionamentos das câmaras temáticas de teatro, dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual, patrimônio, cultura afro, cultura indígena e cultura popular.

Bebeto destacou que a ação é louvável e reforça nossa crença de que é possível mudar a realidade de nosso município tendo a cultura como esteio”, disse o candidato do PSB. O evento foi realizado no Teatro Municipal de Ilhéus e contou com a participação de artistas, agentes culturais, representantes da sociedade civil e população em geral.

 *Assessoria de comunicação do candidato Bebeto, da Coligação Ilhéus, nosso maior compromisso.