No Ilhéus que Folia, a Saúde Pública é que Dança.


Por Reinaldo Soares

Professor Reinaldo Soares.
Professor Reinaldo Soares.

No último fim de semana, o Governo das ilusões realizou o Ilhéus Folia, carnaval antecipado com direito a OPEN BAR no Camarote Oficial, isso mesmo, comidas e bebidas de “graça” para mais de 200 convidados nos 03 dias da farra momesca na terra de Jorge Amado.

Saindo do Camarote oficial e do Circuito do Ilhéus Folia, deparamos com a realidade de uma cidade que há quatro anos o governo afirma que está falida e por isso não pode reajustar os servidores e investir na proteção da saúde básica da população.

Dezenas de cidades brasileiras cancelaram o carnaval em virtude da epidemia da dengue e principalmente da Zika, em quanto em Ilhéus o Governo das Ilusões antecipa o carnaval em um risco muito grande da proliferação da epidemia.

Não se vê nenhuma preocupação desse governo com a saúde da população. O bairro mais populoso de Ilhéus, o Teotônio Vilela, em todas as suas ruas, há um caso de alguém contaminado ou que já foi contaminado pelo Zika ou Chikungunya e não se presencia nenhuma intervenção pública como mutirão de limpeza no Bairro, detetização com o Carro Fumacê, aberturas e ampliação dos Postos de atendimento.

Se as intervenções de emergência não estão sendo feitas, pior as preventivas e regulares que deveriam ocorrer no Sistema Municipal de Saúde. Com 1.148 funcionários lotados na Saúde e com um orçamento de R$89.704.000,00, para 2016, isso mesmo, mais de oitenta e nove milhões de Reais para serem usados pela Secretária Municipal de Saúde, os agentes comunitários de saúde não possuem qualificação permanente, não recebem os equipamentos e materiais necessários para exercerem dignamente suas atividades.

Os Postos de Saúde por conta do abandono são ocupados pelos Morcegos, sem contar os que são reformados e não funcionam por falta de profissionais, como exemplo o de Sambaituba. O Município só tem dois médicos Pediatras efetivos e ainda estão ameaçados de serem demitidos. Ser atendido por um Neurologista na Rede Pública em Ilhéus, é quase acertar na Mega Sena, e agora, até os exames laboratoriais não podem ser feitos diretamente no laboratório.

Diante de tamanho abandono da Saúde, o governo das ilusões se diverte em camarote enquanto a população sofre. Precisamos apresentar um Novo Modelo Político para Ilhéus, sustentada em uma Governança transparente, sensível ás necessidades da população, sem clientelismo e pão e circo.

*Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Presidente Municipal do Partido Social Cristão- PSC. Diretor do IBEC, Ex Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, Palestrante, Professor do Colégio Estadual Padre Luis Palmeira e da Pós-Graduação da FACSA/IBEC.

E-mail: [email protected]