Promessa da promessa: Sem conseguir finalizar obras prometidas desde 2007, Wagner faz novas promessas


Jaques Wagner e seu candidato Rui Costa.
Jaques Wagner e seu candidato Rui Costa.

Inteiramente engajado na campanha de seu apadrinhado Ruy Costa, o governador Wagner não tem poupado esforços para transformar atos meramente burocráticos, em eventos políticos de grande repercussão.

Em geral, estes movimentos seguem o mesmo padrão. Um simples lançamento de edital, é tratado como se já estivesse executando uma determinada obra. Um cidadão menos atento, pode se confundir, mas o fato do governo prometer e “re-prometer” por essas bandas, já não tem resolvido muito.

Aliás, qualquer consulta ao site Youtube sobre o assunto “ponte Salvador-Itaparica”, irá revelar um grande número de “eventos” realizados pelo governo, sempre “anunciando” a eminente construção da citada ponte. Porém, nada existe até hoje.

Particularmente, a população da região sul da Bahia, lembra-se facilmente dos eventos em que Wagner anunciou a ponte Ilhéus-Pontal, o Porto Sul ou a barragem do Rio Colônia. Só que, como sabemos, nenhuma destas obras efetivamente viraram realidade. Continuam existindo apenas na propaganda.

Nesta semana, mais uma. O governador, em evento, anunciou o lançamento do edital da duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna e a abertura de propostas para construção de um novo hospital em Ilhéus.

Em ambos os casos, tratou-se do anúncio da realização de mera formalidade, sendo que ainda haverá todo um processo licitatório, até a contratação e o efetivo início das citadas obras. Enfim, aparentemente, a ansiedade eleitoral potencializou os vícios da comunicação, propositadamente dúbia do governo.

Os ilheenses e itabunenses, já acostumados com as promessas e as obras que não saem do papel, não demonstraram muito entusiasmo com as “boas novas”, talvez já ressabiados. Também, não é pra menos, não é?