A estratégia de campanha Rui Costa


Por Jamesson Araújo

eleiçõesChama a atenção dos analistas políticos, o nível de agressividade do discurso de Rui Costa neste início de campanha. Diferentemente do seu fiador, Jaques Wagner, o candidato petista partiu para um discurso duro, e, as vezes até deselegante, quando comparou Paulo Souto a um ex-marido que “não dá mais no couro”.

Diferentemente do que muitos podem imaginar, embora com exageros desnecessários, trata-se de uma ação planejada pela coordenação da campanha, que tenta assim, estabelecer em Rui Costa o principal adversário de Souto, isolando, consequentemente, a candidata Lídice da Mata do debate.

Além disso, há no seio petista, a compreensão de que apenas um discurso mais agressivo será capaz de mobilizar a militância petista, podendo assim, dar algumacompetitividade à chapa, antes do início da campanha de rádio e TV.  Mais em frente, o candidato Rui Costa poderá suavizar o discurso, deixando a agressividade para os “soldados”.

O problema, segundo relatos, é o temperamento de Rui, um tanto quanto explosivo e pouco carismático, suscitando dúvidas se ele conseguirá figurar na campanha, como alguém sereno e firme. O exemplo da campanha à prefeito de Nelson Pelegrino também é lembrado, para evitar que o candidato erre na dose, e aumente sua rejeição.

Do lado de Paulo Souto, a estratégia é deixar o candidato petista debater em alto nível, sempre de maneira educada, marca essa consolidada em seu perfil. O debate mais ácido tem sido feito pelos “soldados demistas”, quase sempre com a mesma agressividade daquelas emitidas pelo lado vermelho da campanha.

Nesse ambiente inicial, tudo indica que, tanto Jaques Wagner quanto ACM Neto, mergulharão fortemente na campanha. As farpas estão sendo trocadas ao vivo, nos bastidores o clima é ainda pior.

Neto não medirá esforços para transferir à Paulo Souto, o incrível status de “pop star” que atingiu na capital. Wagner corre contra o tempo para melhorar sua avaliação… mesmo que  seu candidato saia perdedor, não quer deixar de marcar posição neste pleito, afinal ele tem idade para novas aventuras.