Demarcação : Porque deixaram isto acontecer ?


 E-mail enviado por Edgard Siqueira

IMG_0040
Edgard Freitas Siqueira
[email protected]

 Durante algum tempo ocupamos este espaço, de maneira petulante, já que não somos “das letras”, com o intuito de transmitir o conhecimento adquirido sobre a melhor maneira de enfrentar o nosso problema conhecido como DEMARCAÇÃO. Em dado momento, percebemos que o nosso ciclo tinha se esgotado, principalmente, depois de tomar conhecimento que a Associação que representa os Peq. Produtores estava tomando providencias no sentido de procrastinar o nosso processo liminarmente. Infelizmente, mais uma vez fomos enganados com falácias. Nunca houve o interesse de parar o processo.

Estamos vivendo o pior momento desde que este pesadelo caiu sobre as nossas cabeças e continuamos a tomar conhecimento através da mídia, de medidas apenas de cunho politicamente pontual, já que as agressões sofridas pelos AGRICULTORES extrapolaram a ordem social e se tornou uma questão de segurança publica, provocando os políticos a mostrarem as caras, na velha prática do continue me enganando que eu gosto.

Mas, PORQUE DEIXARAM ISTO ACONTECER? Para todos terem, definitivamente, um entendimento fundamentado em fatos que aconteceram e estão acontecendo, é imprescindível que todos assistam e assistam, mais de uma vez, os dois vídeos em anexo. As semelhanças contidas nos vídeos com a nossa realidade, não são meras coincidências, é a verdadeira história que ninguém tem coragem de contar, mesmo sabendo. Assistam ao primeiro vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=QQZ3bZGtD6k&feature=youtu.be

Vimos no vídeo, sobre a ótica da Constituição Federal, a opinião imparcial de um Juiz Federal, que faz a mais esclarecedora exposição sobre os processos de demarcação de terras indígenas. O mais importante, é que ficou claro de que JURIDICAMENTE podemos reverter o nosso processo, mesmo tendo perdido as posses de nossas propriedades, desde que saibamos usar a munição que dispomos, fato que até hoje não aconteceu. Complementando ao primeiro, assistam com muita atenção ao segundo vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=5CrteHEyfqY

PORQUE DEIXARAM ISTO ACONTECER?

No relato feito pelo Juiz neste vídeo, Ele nos responde de maneira convincente a este questionamento. Além da FUNAI, estamos sendo vitimas de pessoas inescrupulosas. Lobos disfarçados em pele de cordeiros “salvadores”. A exposição feita pelo Juiz é rigorosamente idêntica a nossa realidade. As manobras por Ele denunciadas aconteceram e estão acontecendo conosco. Se não vejamos:

  • Porque atéhoje os advogados contratados pela Associação não interpuseram nenhuma medida jurídica?
  • Porque o Presidente da Associação não aceitou a vinda do advogado da CNA que se disponibilizou?
  • Cadêo mandato de segurança definitivo, decantado a quatro ventos?
  • Porque todas as medidas de cunho protelatório, as LIMINARES, eram combatidas com todas as armas?
  • Porque todas as sugestões para processar servidores da FUNAI por nos caluniar não eram aceitas?
  • Porque não representou contra Promotores do MP que estavam incentivando o acirramento do conflito, ao autorizar as invasões?
  • Porque o advogado contratado em Ilhéus era mantido à distancia e nunca aparecia para ser questionado sobre as medidas cabíveis?
  • Porque afastaram da associação aqueles que defendiam as ações jurídicas e combatiam a omissão e a teimosia.
  • Porque no contrato do advogado assistente consta uma clausula que lhes garante os honorários de sucumbência ao final do processo? Isto quer dizer, se a FUNAI sucumbir e ganharmos o processo no Supremo seráestabelecido um percentual sobre o valor da causa para o advogado assistente, um montante muito atraente.  Um contrato 100% legal, mas, impossível de medir a grandeza da sua imoralidade.
  • Seráque era do nosso interesse correr este risco, inclusive, perdendo a posse das nossas propriedades?
  • O que justifica esta falta de ação jurídica, embora os advogados contratados tenham recebidos honorários para esta finalidade?

A exposição do Juiz Federal responde e justifica o que fizeram conosco até agora. Como disse o Juiz: “se o advogado até concordar e o negocio ficar controverso, contrario aos interesses dos agricultores na fase preliminar do processo…” Exatamente foi o que aconteceu conosco, o Presidente da Associação e o seu advogado, tiveram o desplante de fornecer informações para a FUNAI, com intuito de que a nossa LIMINAR fosse derrubada, induzindo a celeridade do processo atendendo aos seus interesses. Temos em áudio a fala do presidente se gabando deste feito macabro.

Como daqui alertei, como conclamei para que PROCRASTINASSEMOS o nosso processo, e olha que tínhamos ferramentas de sobra para fazê-lo. Por isso, a responsabilidade não é só dos interesseiros, mas também, daqueles que se acovardaram, calando-se, permitindo que esta tragédia acontecesse praticamente de maneira quase irreversível. Ela podia um dia acontecer, mas depois de esgotadas todas as possibilidades jurídicas, e nunca tão precocemente.

E AGORA? Vamos chorar o leite que deixaram derramar, admitindo tardiamente que os nossos alertas não eram uma questão de cunho pessoal, mas uma preocupação coletiva. O resultado esta aí, INFELIZMENTE, este não era o que desejávamos.