Governo Jabista ignora plano alternativo para amenizar caos no trânsito e a falta da segunda ponte


Execução do projeto iria minimizar o caos no trânsito sentido Pontal-Centro. Foto e montagem Jamesson Araújo.
Execução do projeto iria minimizar o caos no trânsito sentido Pontal-Centro. Foto e montagem Jamesson Araújo.

Já se passaram três anos desde que o Blog Agravo publicou a matéria “Ilhéus: Projeto de nova descida da ponte para av. Princesa Isabel foi entregue ao vice-prefeito”, onde explicava que um projeto feito no governo Newton Lima, visando amenizar o caos no trânsito na zona Sul, sentido centro, teria sido entregue ao governo jabista.

O projeto esboça uma nova saída para a ponte Lomanto Junior, metros depois da cabeceira, na mão sentido Pontal-Centro, que desembocaria na avenida Princesa Isabel, com duas vertentes,  uma para própria Princesa Isabel, para o motorista que seguiria para zonas nortes, centro-oeste e BR 415. Como também para quem seguiria para o centro diretamente, passando pela porta da delegacia de polícia, seguindo pela av. Dois de Julho, e desembocaria na av. Soares Lopes.

Com suspenção da construção da nova ponte, fica mais evidente que o projeto é viável, e necessário para diminuir o fluxo de carro que segue sentido centro, pela praça Cairú.

Em novembro de 2012, na presença do blogueiro Jamesson Araújo, o vice-prefeito de Ilhéus, Cacá Colchões, recebeu das mãos do ex-secretário de Obras do governo Newton Lima, Angelito Dias, todo o projeto, já com estudo de solo feito por técnicos do Governo do Estado.

O projeto foi feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito, na gestão do major Marcelo Barreto.

Ainda existe um levantamento de aerofotogrametria para auxiliar as mais diversas atividades do município, na solução de problemas no trânsito e a identificação de imóveis auxiliando a cobrança de IPTU.

A execução seria feita, grande parte, pela iniciativa privada, cabendo ao município entrar com valor simbólico, dentro do orçamento municipal. A obra está orçada em pouco mais de R$ 600 mil. Infelizmente, o atual governo não fala sobre o assunto, mesmo com o sonho de a nova ponte ter sido ceifado pelo governo da Bahia.