Zona Norte de Ilhéus terá sua primeira Feira Cultural; a Edição da Semear acontecerá no dia 15 de junho


Na última semana, o presidente da ABISA, Windson Pires, se reuniu com representantes da Secretaria de Cultura de Ilhéus e do Sebrae para apresentar o planejamento da 1ª Edição da Semear- Feira Cultural. O evento será realizado no bairro Jardim Savoia no dia 15 de junho, das 16 às 22 horas, próximo à quadra do Savóia. O vereador Gurita (PSD) também esteve presente na reunião, demonstrando seu apoio ao projeto da ABISA- Associação Beneficente Semente do Amanhã, que atende mais de 300 crianças com atividades esportivas e socioeducativas gratuitas.

A feira contará com mais de 30 expositores, apresentando artesanato, gastronomia, artes, cultura, serviços e espaço kids. Segundo Windson, conhecido como Dindo, a ideia para a feira surgiu de um grupo de mulheres artesãs que frequentam a quadra do Savoia enquanto aguardam seus filhos nas aulas de Futsal. A ABISA se uniu a elas para criar a primeira feira cultural da zona norte.

A ABISA convida a todos a participarem desse evento para fortalecer a agenda cultural e econômica da região. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Sebrae e do vereador Gurita.

Semente do Amanhã

O projeto Semente do Amanhã tem 8 anos e atende mais de 300 crianças de 5 a 14 anos, oferecendo aulas de Futsal e buscando atender às necessidades dos jovens em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é estimular a disciplina e o respeito ao próximo por meio do esporte.

Criado pelos irmãos William, Windson Pires e Pedro Ribeiro Costa, todos profissionais de educação física, o projeto já é reconhecido em Ilhéus como um exemplo de trabalho social.

As equipes do Semente já são parte da liga ilheense de Futsal, com cinco títulos conquistados nas categorias sub-09, 11, 13 e 15, e atualmente estão competindo no campeonato local. Em 2023, o Semente do Amanhã representou Ilhéus no Torneio Baiano de Futsal, onde ficou em quarto lugar.

O projeto não cobra mensalidade e sobrevive de doações de parceiros e colaboradores, que auxiliam a instituição. Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei do vereador Gurita, que reconhece a instituição Semente do Amanhã como Utilidade Pública.

As ações acontecem todas as segundas e quartas-feiras no horário entre 18 às 20 horas, e no sábado das 16 às 20 horas.