“Vamos caminhar muito e dizer, fala Ilhéus, quero te escutar”, diz Adélia sobre proposta de Governo Participativo


Pré-candidata a prefeita de Ilhéus pela Federação Brasil de Esperança, a professora Adélia Pinheiro se reuniu neste final de semana com coordenadores de Grupos Temáticos criados por ela para construir propostas, delineamento e metodologia visando a realização de uma escuta popular onde os ilheenses poderão sugerir ações de governo para o município a partir de 2025.

A proposta é que seja consolidado um governo efetivamente participativo de uma cidade próxima a completar 500 anos, cujas decisões promovam desenvolvimento a todas as regiões de Ilhéus. “Vamos caminhar e caminhar muito. E dizer, fale Ilhéus, quero te escutar”, disse Adélia aos presentes.

Temas como cultura, esporte, juventude, saúde, educação, mobilidade, transporte público, agricultura familiar, geração de emprego e renda, dentre outros, estão entre os planejados e debatidos pelos GTs. O próximo passo é, agora, estabelecer o diálogo com a população, com a presença da pré-candidata nos bairros e nas zonas urbana e rural de Ilhéus.

“Esses grupos irão se ampliar pra nos conhecer e nos fortalecer. É o caminho para dizer que queremos um município que tenha uma gestão comprometida com o debate franco e honesto”, afirmou a pré-candidata.

Adélia Pinheiro afirmou que dará um caminho diferente ao modelo de gestão que Ilhéus está acostumada e cansada a ter, onde o improviso impera. Segundo ela, a cidade não tem sido escutada. A pré-candidata destacou que quando mais pessoas são ouvidas no processo de tomada de decisão, a resposta tende a ser mais assertiva e o impacto das mudanças passam a gerar novos caminhos de desenvolvimento.

Adélia também destacou a participação espontânea e o comprometimento de muitas pessoas representando variados segmentos da cidade neste primeiro momento de elaboração de proposta. “Vê-los aqui em pleno sábado, reunidos comigo, é a certeza de que é essa construção de governo que a população de Ilhéus deseja”, destacou.