Uesc comemora 50 Anos do Campus e entrega títulos honoríficos


Foto Jonildo Gloria.

As comemorações alusivas aos 50 anos de fundação do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), terão início no dia 25 de abril, com a entrega de títulos honoríficos a personalidades regionais e a ex-gestores da instituição. Nesta data, a programação começa às 8h30min, com o hasteamento das Bandeiras, seguida de descerramento de placas comemorativas.

Logo após, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, acontecerá a Sessão Solene do Conselho Universitário (Consu) para outorga dos títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa ao músico Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará), ao fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub e o de Clóvis de Figueiredo Leite (Kocó) – in memoriam.

Na mesma Sessão, serão entregues os títulos de Professor Emérito, também aprovados pelo Consu, ao Diretor Geral da Fespi no período 1985 a 1988, Aurélio Farias de Macedo, e à reitora no período 2021-2019, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. As comemorações alusivas ao transcurso dos 50 anos do Campus da Uesc prosseguem até o final do ano.

“Mais do que uma estrutura física, muito mais do que um território em que protagonistas diversos, em ação, construíram, erguem e estão produzindo, dialogando, transformando, defendendo ideias e ideais, entretecendo o mundo e o tempo em sonhos e fazeres, é assim que podemos descrever o Campus Professor Soane Nazaré de Andrade”, assinala o reitor Alessandro Fernandes.

A Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI) foi instituída em 1972, com a congregação das escolas isoladas Faculdade de Direito de Ilhéus (FDI), Faculdade de Filosofia de Itabuna (FAFI) e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (FACEI), resultante da iniciativa das lideranças regionais e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). O campus foi implantado a 22 de abril de 1974.

Posteriormente, em 1991, depois de muitas lutas, o grande anseio da estatização da instituição tornou-se realidade. No dia 05 de dezembro, o então Governador do Estado incorporou a FESPI, escola particular, ao quadro das escolas públicas de 3º grau da Bahia, pela Lei 6.344 de 06/12/91. Em 1995, a Uesc teve seu Quadro de Pessoal aprovado pela Lei nº 6.898, de 18 de agosto de 1995, publicada no Diário Oficial do Estado dos dias 19-20 seguintes, ficando reorganizada sob a forma de Autarquia. Emerge, portanto, a Uesc como a mais nova Instituição de Ensino Superior (IES), das quatro mantidas pelo Governo da Bahia, fortemente vinculada à realidade regional.