Diplomata egresso do curso Lea fará palestra na Uesc


“Geopolítica em tempos de crise: a inserção internacional do Brasil em um mundo em transformação” é o tema da palestra que será apresentada pelo diplomata ilheense João Lucas Ijino Santana, egresso do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (Lea-in) da Universidade Estadual de Santa Cruz. O evento será realizado na próxima terça-feira, 9 de abril, às 14 horas no auditório Jorge Amado, na Uesc.

A promovido pelo Colegiado do Curso (Lea-in), coordenado pelo Professor Jorge Onodera; pelo Centro Acadêmico Barão do Rio Branco, dirigido pelo discente Caique Andrade e pela Assessoria de Relações Internacionais da Uesc, coordenada pelo professor Samuel Mattos, através da iniciativa da professora Claudete Rejane Weiss, primeira assessora da Arint, a palestra tem como público alvo estudantes dos cursos Lea-in/Uesc, Direito de todas instituições de ensino superior e interessados em geral.

Atualmente, João Lucas Ijino Santana, ocupa o posto diplomático em Lima, no Peru. É bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela Uesc. Aprovado em concurso, foi contemplado com a “Bolsa-prêmio de Vocação para a Diplomacia” do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco e, posteriormente aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), em 2013, tornou-se o primeiro diplomata de carreira da história nascido em Ilhéus.

Com mais de dez anos de carreira, acumulou vasta experiência profissional. Em sua primeira missão, foi designado para a Embaixada do Brasil no Haiti, onde desempenhou a chefia do Setor de Cooperação Técnica e Humanitária da Embaixada, participando dos esforços brasileiros e da comunidade internacional para a pacificação e a reconstrução do Haiti, quando o Brasil liderava o contingente militar da missão de paz das Nações Unidas naquele país.

Na Argentina, o diplomata chefiou o Setor Econômico da Embaixada e durante a pandemia de covid-19, integrou força tarefa responsável pela repatriação de milhares de brasileiros. Atualmente, chefia o Setor de Promoção Comercial, Atração de Investimentos e Turismo da Embaixada do Brasil no Peru. Nessa função, João Lucas atua para promover as exportações brasileiras, apoiar as empresas brasileiras com presença comercial no Peru, atrair investimentos e promover os destinos turísticos brasileiros.

Segundo o professor Samuel Mattos, “o evento ocorre num momento de importante consolidação do primeiro Curso Lea-in criado no Brasil, na Uesc em 2003. Ademais, a diplomacia é um dos eixos temáticos do curso LEA/UESC, apresenta relação com comércio exterior e diretamente com as relações internacionais, que é área de atuação da Arint,” conclui.

Nesta quinta-feira, o diplomata participou do Programa Super Blogs. Clique aqui para assistir.