Agentes de Comunitários Saúde e Agentes de Combate às Epidemias são beneficiados por Projeto de Lei


Foto Sucom/Ilhéus.

Nesta terça-feira (20), o Executivo de Ilhéus firmou um compromisso com o Sindicato desses agentes para garantir a valorização da categoria e melhores condições de remuneração dos servidores que trabalham na proteção e promoção da saúde e bem-estar da população ilheense.

Na reunião, realizada no gabinete da Prefeitura de Ilhéus, estavam presentes, além dos representantes dos ACS e ACE, o prefeito Mário Alexandre, o Secretário de Gestão, Bento Lima e o vereador Eder Júnior. Na ocasião, o prefeito assinou um Acordo de Trabalho Coletivo que trata do Projeto de Lei sobre Incentivo Financeiro para os servidores, encaminhado para a Câmara de Vereadores, para aprovação.

Representando os agentes, o presidente do sindicato, Roberto Lima, considerou este ato de grande importância, uma vez que vai garantir o repasse integral do incentivo financeiro e a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos ACS e ACE. “A atenção primária é a base de um sistema de saúde eficiente, e investir na sua estruturação é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade à população. Essa ação demonstra um compromisso real com a valorização desses trabalhadores e com a melhoria do sistema de saúde como um todo”, disse o sindicalista.

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias desempenham um papel fundamental na prevenção e controle de doenças, atuando diretamente junto às comunidades. Portanto, a assinatura deste acordo representa não apenas um avanço para esses trabalhadores, mas também para toda a população de Ilhéus, que será beneficiada com um serviço de saúde mais eficiente e qualificado.

“Acredito que a valorização do servidor público é o primeiro passo para que um município caminhe nos rumos certos. Por isso, sempre buscamos formas de atender e garantir as melhores condições para todos os servidores públicos de Ilhéus. E hoje, o que estamos fazendo aqui me deixa muito feliz, pois sei o quanto é importante trabalharmos com a segurança e a sensação de que o nosso trabalho é reconhecido. Agradeço todo o empenho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, fundamentais para a promoção da saúde no município, então esse reconhecimento é justo e necessário”, disse o prefeito Mário Alexandre, sobre o encontro.