Ilhéus: Comissão da Câmara de Direitos Humanos prepara agenda do Maio Laranja


Na última terça-feira (19), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ilhéus, liderada pelo vereador Gurita, reuniu toda a rede de proteção de combate ao abuso de crianças e adolescentes para discutir a programação do Maio Laranja.

O evento terá início em 11 de abril e se estenderá até 17 de maio, promete trazer discussões importantes e ações diretas, visando mobilizar a sociedade ilheense para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

Estiveram presentes o CRAS Norte, Gestão Meia Complicada, 70° CIPM, 69° CIPM, SEDUC, Sutran, conselhos tutelares e a assistente social do hospital materno.

O que é o Maio Laranja?

É importante destacar o mês de maio, que é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, período de enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Especificamente, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

A criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei nº 9.970 em 17 de maio de 2000. A data é dedicada à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, foi sequestrada, vítima de diversas formas de violência e, posteriormente, morta por seus sequestradores. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, e os responsáveis pelo crime não foram punidos até os dias atuais.