Fundada a Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus


Magistrados que tomaram posse na Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus.

Advogados, juízes, professores universitários e convidados testemunharam a solenidade de instalação e posse da primeira diretoria da Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus (ALJIL), realizada no dia 15 de março de 2024, no auditório do Edifício Premier, Bairro Boa Vista. O professor Paulo Sérgio dos Santos Bomfim foi empossado presidente da nova entidade, constituída por 40 cadeiras.

A Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus é uma associação civil, sem finalidade lucrativa, formada por bacharéis e bacharelas em Direito de notável saber jurídico. A entidade tem por finalidade o estudo do Direito em todos os seus ramos e, sobretudo, o aperfeiçoamento das letras jurídicas, funcionando de acordo com o Código Civil e as demais leis aplicáveis, assim como as regras estabelecidas no seu Estatuto e no Regimento Interno.

Os diretores da Faculdade de Ilhéus, Almir e Sandra Milanesi, com o presidente da ALJIL, o professor Paulo Sérgio dos Santos Bomfim.

A diretoria de fundação da Academia é composta também pelos advogados Carlos Alberto Medauar Reis, Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento, Marcos Flávio Rhem da Silva e Deusdete Machado de Sena Filho. A solenidade de posse contou com a presença dos presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseções de Ilhéus e Itabuna, respectivamente, Jacson Cupertino (também acadêmico) e Rui Carlos Silva; das representantes da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), Anarleide Menezes, e da Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral), Josane Morais; dos diretores da Faculdade de Ilhéus, Almir e Sandra Milanesi; e outras autoridades.

Dentre os membros da Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus estão quatro magistrados: o desembargador do TRT, Valtércio Ronaldo de Oliveira, e os juízes de Direito, Helvécio Giudice de Argôllo, Cléber Roriz Ferreira e Antônio Carlos de Souza Hygino. Os patronos e patronesses escolhidos como guardiões das cadeiras da ALJIL são saudosos operadores do Direito que atuaram de forma brilhante no município de Ilhéus e região.

Tomaram posse também os seguintes bacharéis e bacharelas em Direito: Nilton César Gomes dos Santos, Joilson Leopoldino Vasconcelos Júnior, Luiz Carlos do Nascimento, Jane Hilda Mendonça Badaró, Rodrigo Rocha Cardoso, Lara Kauark Gilliard, Guilhardes de Jesus Júnior, Luiz Carlos Vasconcelos, Nájara Cristina Sena Gomes, Fábio Santos, Rubem Paulo de Carvalho Patury Filho, Caroline Bráulio de Carvalho Sá, José Ricardo Chagas, Otávio Augustus do Carmo, Pedro Germano dos Anjos, George Andrade do Nascimento Júnior e Fabiana Valéria Ribeiro Teixeira. Segundo o presidente da Academia, os demais membros tomarão posse na próxima sessão da entidade.

O juramento acadêmico foi conduzido por Caroline Bráulio de Carvalho Sá; Fábio Santos fez uma saudação em nome da confraria; e Josevandro Nascimento falou em homenagem ao patrono da Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus, o saudoso professor Soane Nazaré de Andrade, fundador da Faculdade de Direito de Ilhéus, idealizador da FESPI, e consequentemente, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.