Operação salvando vidas: Aprovados no concurso da PM promovem maior ação de doação de sangue em Ilhéus e toda a Bahia


Doar sangue é salvar vidas. Com ato heroico, futuros PMs já iniciam a carreira dando um excelente exemplo.

Dezenas de candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar/2022 se uniram para uma nobre missão neste sábado (24) e transformando o Hemoba de Ilhéus em um cenário de solidariedade e esperança. O ato humanitário também se repetiu em outros municípios da Bahia e teve como objetivo, estimular a doação, ajudando a aumentar os estoques de sangue nos hemocentros, que, infelizmente, se encontram baixos, afetando diretamente a rede de saúde.

O ato também pode ser visto como incentivo para que todos os cidadãos reflitam e passem a doar sangue. Os jovens, além de se prepararem para servir e proteger a sociedade, demonstraram todo comprometimento em garantir bem-estar e cuidar da comunidade com esta ação. O ato não apenas contribui para salvar vidas imediatamente, mas também destaca a responsabilidade social desses jovens em promover a solidariedade e engajamento cívico.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, precisam não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Para realizar a doação de sangue em Ilhéus, basta dirigir-se ao Hemoba, que fica na Ladeira do Café, 226, no bairro Teresópolis.