O vazio por trás do discurso de unidade política: uma análise crítica


Por Jamesson Araújo

Prefeito Mário Alexandre e a secretária estadual, Adélia Pinheiro.

Na manhã de ontem, os veículos de comunicação de Itabuna trouxeram notícias interessantes sobre uma conversa entre a pré-candidata do PT e secretária estadual de educação, Adélia Pinheiro, e o prefeito Mário Alexandre. Parece que Adélia mostrou respeito pelo projeto político do prefeito atual.

Na semana passada, o governador Jerônimo também reconheceu a liderança política de Mário, mas defendeu o direito do PT de indicar um candidato na corrida eleitoral.

Na mesma tarde, o Ministro Márcio Macêdo foi recebido por Adélia Pinheiro em Ilhéus. Ele destacou a importância cultural, econômica e histórica da cidade, enfatizando a necessidade de um projeto inclusivo de união e reconstrução nacional. Elogiou a competência e versatilidade de Adélia como secretária e prometeu novas parcerias para ajudar Ilhéus a se tornar ainda melhor. Parece que a intenção não é desvalorizar a atual gestão, mas buscar uma composição.

Porém, na foto divulgada, não havia nenhum representante do poder executivo presente. Como é possível que um ministro chegue em Ilhéus e não tenha um representante do poder executivo que faça parte da base de Lula? A foto, na realidade, foi posicionada para Adélia.

A leitura política indica que Mário Alexandre corre o risco de ser atropelado pelo grupo de Jerônimo. Mas não foi por falta de aviso que isso poderia acontecer. A demora na divulgação de um nome da base do governo municipal pode ter contribuído para essa situação.

Será que Mário vai enfrentar o governo estadual e bancar uma candidatura até o final?

Não podemos subestimar o poder de articulação do atual prefeito, que conseguiu a sua reeleição e elegeu sua esposa para a Assembleia Legislativa da Bahia.

Nos bastidores, corre a informação de que Jerônimo culpa o grupo do prefeito pelas duas derrotas em Ilhéus para ACM Neto na eleição de 2022.

Enquanto isso, o governo estadual continua desidratando a imagem do prefeito, paralisando obras importantes, como a segunda etapa da cobertura do Malhado.

Correndo paralelamente, a pré-candidata do PT fala sobre a continuidade dos investimentos em Ilhéus, deixando o recado de que a eleição de Adélia pode trazer novos investimentos do governo estadual e federal para a cidade.

Para bom entendedor, meia palavra basta.