Faculdade de Ilhéus graduou novos bacharéis em Direito e em Odontologia 


A Faculdade de Ilhéus realizou duas solenidades de colação de grau, nos dias 2 e 3 de fevereiro, para a graduação de novas turmas de bacharéis e bacharelas em Direito e em Odontologia. O diretor-geral da instituição, professor Almir Milanesi, presidiu as cerimônias que aconteceram no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus.

A colação de grau do curso de Direito ocorreu na sexta-feira, dia 2, com o auditório totalmente lotado por familiares e convidados dos formandos e formandas. A turma, denominada “Lavínia Oliveira do Nascimento”, teve como oradora a formanda Sarah Medeiros Varandas Domingues. O juramento foi conduzido pelo formando Emerson de Jesus Santos e o requerimento de colação de grau feito por Giulia Santos de Santana. 

Durante a etapa de atribuição de grau atuaram como mestres de cerimônia os formandos Ludimila Gonçalves e Gabriel Gonçalves (tia e sobrinho). Participaram da solenidade, o coordenador do colegiado do curso de Direito, professor Joilson Vasconcelos Júnior, o paraninfo aa turma, professor Dartagnan Plínio Souza Santos, e o representante do patrono da turma, deputado federal João Carlos Bacelar Batista, Jacson Melo de Souza. A secretária acadêmica da Faculdade, Roberta Maria Nascimento, atuou nas respectivas cerimônias. 

Odontologia – Os novos cirurgiões-dentistas da Faculdade de Ilhéus foram graduados na noite de sábado, dia 3, em clima festivo.  A turma foi denominada “Professor Murillo Freitas Matos”. Durante a cerimônia, a formanda Thayná Rodrigues Pereira fez o pronunciamento em nome da Turma 2023.2. 

O requerimento de colação de grau foi proferido por Ericá Pirajá Santos Freire, e o juramento, conduzido pela formanda Thainá Kruscheswky Maciel. O cerimonial de chamada foi feito pelas formandas Michele Lima Genê e Rafaela Teles de Brito Sousa.

A mesa oficial da solenidade contou com as presenças da coordenadora do curso de Odontologia, professora Vanessa Barreiros Gonçalves, da paraninfa da Turma 2023.2, professora Danielle Cardoso Albuquerque Maia Freire, e da patronesse, professora Cristina de Carvalho Guedes Abreu.

Ação Social – O diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, destacou a amplitude das atividades de extensão promovidas pelos cursos de Direito e Odontologia em prol da comunidade de Ilhéus e da região. Na área de Direito, as ações são coordenadas pelo Núcleo de Prática Jurídica (Nupraj), instalado na sede da Faculdade. Somente no segundo semestre do ano passado, foram realizados 460 atendimentos e 120 audiências com assistência jurídica gratuita, além dos mutirões de cidadania. Em parceria com a Justiça Federal, os alunos realizaram 450 atos, sob supervisão dos professores, no mesmo período.

Além de frisar o pioneirismo da Faculdade de Ilhéus na implantação do primeiro curso de Odontologia na região Sul da Bahia, Milanesi salientou o trabalho social proporcionado à população mais carente através das duas clínicas odontológicas instaladas na sede da instituição. 

Entre os meses de agosto e dezembro de 2024, as clínicas-escola do curso de Odontologia executaram 3.774 procedimentos odontológicos, de diferentes graus de complexidade. “Temos certeza que promovemos uma grande contribuição à política pública de saúde bucal do município de Ilhéus e região”, afirmou o diretor-geral.