A surpreendente liderança de Ilhéus: 200 estabelecimentos religiosos a mais do que Itabuna


Os dados do censo de 2023, divulgados pelo IBGE, revelaram informações surpreendentes que certamente despertarão o interesse dos leitores.

Ao todo, Ilhéus possui 95.939 domicílios particulares, enquanto Itabuna conta com 93.295. Confira todos os detalhes na tabela abaixo, gentilmente elaborada por José Nazal.

De acordo com o IBGE, tanto Ilhéus quanto Itabuna possuem mais estabelecimentos religiosos do que hospitais e escolas. A cidade de Gabriela lidera com impressionantes 733 estabelecimentos religiosos, seguidos por 180 estabelecimentos de saúde e 274 de ensino.

Já a cidade vizinha, Itabuna, conta com 517 estabelecimentos religiosos, além de 275 estabelecimentos de ensino e 244 de saúde.

Esses números nos mostram que a fé está em alta nessas cidades, superando até mesmo a importância dos serviços de saúde e educação. Parece que o divino tem um lugar especial no coração dos moradores de Ilhéus e Itabuna!

Agora, resta-nos refletir sobre o papel da religião em nossa sociedade e como ela se tornou tão presente nessas duas cidades. Será que a busca pela espiritualidade é uma resposta às demandas e desafios do mundo moderno? Ou será apenas um reflexo da cultura ou comercialização da fé?