Projeto do anel viário de Ilhéus apresentado por Augustão está sendo analisado pelo DNIT



O vereador Augustão estou em contato esta semana com o diretor da Superintendência de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, para buscar informações sobre o andamento do projeto apresentado por ele de construção de um novo anel viário ligando os bairros da zona norte e o Distrito Industrial ao Banco da Vitória, na BA-415. O objetivo da proposta é diminuir o congestionamento nos bairros da zona norte, além de facilitar a circulação de veículos que movimentam mercadorias no Distrito Industrial.

De acordo com a proposta, o anel viário ligará a zona norte de Ilhéus ao bairro do Banco da Vitória, evitando o fluxo que acaba congestionando principalmente nas imediações do Parque Infantil, Avenida Esperança, Barra, Savóia e início da rodovia Ilhéus-Itabuna. A iniciativa vai beneficiar ainda os moradores e investidores de Uruçuca, Itacaré, Itabuna e outros municípios regionais.

Saulo Pontes informou ao vereador Augustão que o projeto já se encontra em análise pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que realizará os estudos visando a viabilização da obra. Ainda segundo Saulo Pontes, a consultoria da Secretaria Estadual de Infraestrutura(Seinfra) já analisou o projeto e encaminhou para o DNIT.

Em outubro do ano passado, Augustão se reuniu em Brasília com o deputado federal Jorge Solla e com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para solicitar o apoio do governo federal visando a implantação do novo anel viário. Durante o encontro, o vereador falou da importância do novo anel viário, principalmente com a implantação do Porto Sul e do Aeroporto Internacional do Sul da Bahia, o que vai aumentar ainda mais o fluxo de veículos no local.

A proposta também foi apresentada por Augustão ao governador Jerônimo Rodrigues e à Secretaria Estadual de Infraestrutura(Seinfra). Na avaliação do vereador, a parceria do Estado com o Governo Federal será importante para viabilizar essa obra, fundamental para garantir o desenvolvimento regional. “Nosso objetivo é criar condições para melhorar a circulação de veículos e preparar a cidade não somente para os novos investimentos que virão, como também a chegada do Porto Sul”, explicou Augustão.