Super Blogs aborda tema da violência contra a mulher em Ilhéus com a historiadora Elisabeth Zorgetz nesta quinta-feira (25)


Casos recentes de feminicídio chocaram a sociedade ilheense. A violência contra as mulheres tem causas multifatoriais, que envolvem questões históricas, culturais, sociais e outras. É um mal que, infelizmente, ainda persiste e deve ser combatido por todos.

Para debater este tema tão sensível, a bancada do Super Blogs recebe nesta quinta-feira (25), às 20h, a historiadora Elisabeth Zorgetz que participou da elaboração do artigo “Espacialidade da Violência Contra As Mulheres no Município Brasileiro de Ilhéus”, juntamente com Nayanne Silva Benfica, Andréa da Silva Gomes e Yuri Nascimento.

O referido estudo, publicado na Revista Caminhos da Geografia, objetiva traçar um perfil da violência contra as mulheres e as áreas de incidência das denúncias no município de Ilhéus.

Para embasar a análise, os pesquisadores utilizaram dados das notificações realizadas na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), em Ilhéus, e registros de ocorrências disponibilizados pelo Centro de Documentação e Estatística Policial da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (CEDEP/BA).

O artigo propõe servir como diagnóstico interpretativo dos dados existentes e de ferramenta metodológica para formulação de políticas públicas. Na ocasião, a análise avaliou casos de violência contra a mulher nos anos de 2013 e 2018.

Na publicação, os autores apresentam índices de ocorrências nos principais bairros de Ilhéus, tipos de violência contra a mulher, faixa etária das vítimas, percentual de casos em intervalos notificados.

Não perca o episódio #029 e fique por dentro das ações que podem ser adotadas no combate à violência contra a mulher. Acesse o link abaixo e ative o sininho. Participe desse diálogo.

https://www.youtube.com/live/s2BKe52Va8I?si=cABNDAaJf9MlbRpohttps://www.youtube.com/live/s2BKe52Va8I?si=IEBunPoD-aD9gHOO