Augustão volta a cobrar da Prefeitura informações sobre recursos do decreto de situação de emergência


Três meses já se passaram e até agora a Prefeitura de Ilhéus não deu qualquer informação para a população da zona norte sobre os recursos que foram solicitados para resolver e indenizar a comunidade pelos prejuízos causados com avanço do mar nos bairros do São Miguel, São Domingos, Ponta da Tulha e adjacências.

A denúncia está sendo feita pelo vereador Augustão, que chegou a propor na Câmara de Vereadores o decreto de calamidade pública, tendo em vista a gravidade da situação. O problema é que o prefeito de Ilhéus solicitou recursos ao Governo Federal para indenizar a população pelos prejuízos, mas até agora não se tem notícias de como esse dinheiro foi utilizado.

De acordo com Augustão, no dia 16 de outubro do ano passado o prefeito Mário Alexandre publicou o Decreto 102 considerando os danos provocados pelo avanço do mar aos moradores dos bairros da zona norte de Ilhéus. No Decreto ele informou que os prejuízos apurados foram na ordem de R$ 9.151.987,54 e solicitou o reconhecimento ao Ministério da Integração Nacional o reconhecimento da Situação de Emergência, justamente para, segundo ele, indenizar os moradores.

“Acontece que depois disso ele ficou calado, não disse se o dinheiro chegou, onde foi aplicado e quais os moradores foram beneficiados”, denunciou Augustão. Conforme o vereador, o prefeito tem a obrigação de vir a público mostrar quanto de fato chegou, se o dinheiro veio e onde ele gastou. “Porque a comunidade continua lá, sofrendo e com a ameaça de novas invasões e avanço do mar. E o prefeito só lembra da comunidade na hora de solicitar mais recursos, tirar fotos e dar entrevistas depois que o problema acontece”, denunciou Augustão.