Bebeto Galvão prestigia Puxada do Mastro em Olivença e diz que festa reafirma valores culturais da população indígena


Após três dias de programação religiosa e cultural em homenagem a São Sebastião, a comunidade de Olivença realizou a tradicional Festa da Puxada do Mastro neste domingo (14). Sempre presente nos eventos que marcam a história de Ilhéus, o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) iniciou a sua participação logo cedo, acompanhando a derrubada do tronco na Mata de Ipanema. Na oportunidade, Bebeto destacou a importância da festividade, visto que movimenta a economia local e da região, além de ser uma expressão culturalmente construída pelos povos indígenas.

“Mais um ano participando desta manifestação cultural e secular dos povos originários, que afirma a identidade e a tradição Tupinambá. A festa em homenagem a São Sebastião reúne fé, sendo a marca da ancestralidade, mas também leva alegria e diversão ao nosso povo. A derrubada da árvore é realizada pelos adultos e crianças, em atenção aos valores socioambientais, pois não causa dano ao meio ambiente e há o replantio de outras árvores no local da cepa. Parabéns à Associação dos Machadeiros de Olivença. Reiteramos que a nossa atuação sempre será voltada ao apoio e incentivo à nossa cultura”.

O vice-prefeito prestigiou a festa ao lado do prefeito Mário Alexandre, vereadores, lideranças de municípios vizinhos, moradores e turistas. “A Puxada é fruto do acúmulo histórico e da luta da população indígena do município e da região. É importante mantermos essa tradição, porque é uma das atividades centrais para o turismo e a cultura local”, concluiu Bebeto.