Menos é mais: como a nova legislação eleitoral está mudando a corrida para vereador


Por Jamesson Araújo

Ilhéus está vivendo um verdadeiro boom de pré-candidatos a vereador (a), mas infelizmente nem todos terão a oportunidade de oficializar suas candidaturas. A disputa por uma vaga no legislativo municipal é considerada a mais difícil em um pleito eleitoral, devido à enorme quantidade de concorrentes. É comum encontrarmos até mesmo dois ou três moradores e pré-candidatos disputando a mesma rua. A competição chega a envolver até mesmo a família, com parentes próximos brigando por uma das cobiçadas vagas.

Um rápido levantamento feito pelo Blog Agravo revelou que Ilhéus conta atualmente com aproximadamente 700 pré-candidatos a vereador. No entanto, esses números tendem a diminuir à medida que nos aproximamos das eleições, devido ao aumento da intensidade das campanhas e, principalmente, devido às mudanças na legislação eleitoral, que exigem uma seleção mais criteriosa por parte dos partidos.

As eleições municipais de 2024 trarão alterações que tornarão ainda mais difícil a vida daqueles que almejam uma vaga no legislativo municipal, como a redução na quantidade de candidatos a vereador. A partir de agora, cada partido terá o direito de lançar apenas o número exato de candidatos correspondentes ao total de vagas da Câmara Municipal, mais um.

Essas mudanças obrigam os partidos a buscarem pré-candidatos (as) que já tenham sido testados nas urnas e que tenham obtido uma votação expressiva, deixando de lado aqueles que estão se aventurando pela primeira vez na política. Muitos desses novatos sequer sabem que dificilmente estarão na lista oficial do partido, e acabam se iludindo com as promessas feitas pelos pré-candidatos a prefeito e pelos presidentes dos partidos.

É importante ressaltar que, diante desse cenário, é fundamental que os pré-candidatos estejam cientes das dificuldades que enfrentarão e busquem se preparar da melhor forma possível para conquistar a tão almejada vaga no legislativo municipal.