Itabuna será destaque regional após implantação do Centro de Referência em Saúde da Mulher


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou na manhã desta quinta-feira, dia 11, a Ordem de Serviço para construção do Centro de Referência em Saúde da Mulher, que funcionará na área da Unidade de Saúde José Maria Magalhães Netto (antigo SESP). O ato que oficializou a autorização das obras e serviços foi bastante prestigiado por autoridades, secretários municipais, vereadores e a comunidade em geral.

Em seu discurso, o prefeito frisou que o Centro de Referência em Saúde da Mulher representa mais um marco de sua administração, implantado por meio da parceria com a Faculdade de Ciências Médicas – AFYA Itabuna via Programa Mais Médicos. Ele explicou que a localização da unidade que prestará atendimento integral à mulher nas áreas de saúde em geral, jurídica, psicológica e social, foi pensada de forma estratégica.

“O Centro de Referência em Saúde da Mulher nasce no centro da cidade, num prédio que tem uma estrutura de mais de 70 anos e que em pouco tempo não teria condições de uso por conta do desgaste de sua estrutura”, disse o prefeito. Augusto Castro aproveitou a oportunidade para também anunciar a requalificação da Unidade de Saúde José Maria Magalhães Netto, que também continuará tendo o seu espaço no imóvel.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o Centro de Referência em Saúde da Mulher prestará atendimento integral ao público feminino não só de Itabuna, mas também dos municípios pactuados no SUS.

“Diante da importância desse Centro não poderíamos restringir o atendimento somente para Itabuna. Somos uma cidade pólo na área da saúde e de outros serviços, porque não ser referência também no atendimento à mulher?”, questionou.

Para a secretária, “esse equipamento será sinônimo de acolhimento e resgate. A sensibilidade do prefeito Augusto Castro foi fundamental para que todos estivéssemos aqui hoje”.

Já o diretor da Faculdade de Ciências Médicas – AFYA Itabuna, Luciano Tourinho, foi enfático ao ressaltar que o Centro ficará marcado na história da cidade, por ter uma gestão que pensa na saúde das mulheres. “Itabuna ocupa mais uma vez posição de referência por ter uma administração que pensa na saúde. Agradeço ao prefeito Augusto Castro pela parceria de sempre, uma parceria contínua que tem gerado bons resultados para a comunidade”, afirmou.

Tourinho encerrou ressaltando que a AFYA tem cumprido o seu papel, participando ativamente de um processo de transformação que nunca se viu em outra cidade da Bahia. “Chegou a hora de cuidar da saúde das mulheres de Itabuna como elas merecem. Não se trata apenas de uma obra, mas de uma verdadeira revolução, uma mudança de cenário para garantia do direito fundamental à saúde e, especificamente hoje, o direito fundamental à saúde das mulheres”.

Entre as pessoas e autoridades presentes: a coordenadora do Curso de Medicina da AFYA, a médica e professora Mércia Margotto; a delegada titular da DEAM, Graça Valadares, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Célia Evangelista; e a representante do Movimento Mulheres do Brasil, Vandressa Souza.