Vice-prefeito Bebeto Galvão recebe visita de João Ijino, primeiro diplomata da história de Ilhéus


Na segunda-feira de Natal, o vice-prefeito Bebeto Galvão teve a honra de receber João Lucas Ijino Santana, primeiro diplomata de carreira da história de Ilhéus. Durante a conversa reservada, Bebeto não escondeu o orgulho que sente do conterrâneo, que assim como ele é negro e oriundo de comunidade periférica. O vice-prefeito reconhece o trabalho desempenhado pelo diplomata, destacando a importância de estreitar o diálogo em busca do bem comum.

“Momento extremamente enriquecedor, no qual foi possível partilhar de uma fonte profícua de conhecimento. O Instituto Rio Branco possui tradição respeitável no que se refere à formação desses profissionais de carreira. Então, é um motivo de satisfação ser representado por João Ijino, homem negro, filho da nossa terra, que com muito esforço e dedicação venceu as barreiras sociais e se tornou um grande defensor dos interesses do Brasil no exterior”.

Mesmo residindo em território estrangeiro, Ijino permanece conectado à sua terra natal e atento às profundas transformações pelas quais a cidade vem passando nos últimos anos. Por esse motivo, Bebeto Galvão sugeriu que seja entregue a Comenda Mérito São Jorge dos Ilhéos ao diplomata, em função da conduta positiva e pelos relevantes serviços prestados à nação e, portanto, ao município.

Nascido no dia 30 de junho de 1982, João Lucas Ijino Santana se graduou em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela Universidade Estadual de Santa Cruz (LEA-UESC), tornando-se o primeiro ilheense diplomata de carreira da história, após aprovação no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), no ano de 2013.

Em dez anos de carreira, o diplomata ilheense acumulou vasta experiência profissional no exterior. Atualmente, o secretário João Ijino serve no Peru e está à frente do SECOM Lima (Setor de Promoção Comercial e Turismo e Atração de Investimentos da Embaixada do Brasil em Lima).

Na ocasião da comemoração do Dia do Diplomata, em 12 de agosto de 2015, João Ijino discursou na cerimônia de formatura da Turma Paulo Kol (2013-2015) do Instituto Rio Branco. O ato solene contou com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff.