Bernadete Souza é eleita presidenta do PSOL de Ilhéus


Neste sábado (23), ocorreu o congresso municipal do PSOL de Ilhéus, que elegeu Bernadete Souza presidenta e a nova direção municipal. Pela primeira vez no município, o PSOL terá uma presidenta mulher a dirigir o partido.

No congresso também foi debatido sobre a eleição municipal de 2024 e as estratégias para montar uma chapa de candidatos a vereadores forte para eleger uma bancada na câmara municipal, bem como definir o posicionamento do partido frente a escolha do projeto ao executivo municipal.

A decisão é histórica, pela primeira vez uma mulher, preta, liderança comunitária, estará à frente do desafio de presidir o PSOL de Ilhéus. Bernadete Souza foi candidata a deputada estadual em 2022 e a prefeita da cidade de ilhéus em 2020. Bernadete é especialista em agroecologia e educação do campo pela USP, yalorixá do Ilê Axé Odé Omi Ewá, militante e ativista do movimento negro e do direito a terra.

Antes, o partido esteve sob a direção do Jorge Luiz, homem preto, aposentado da SUCAM, militante histórico em defesa do SUS, que liderou o partido desde então. Jorge Luiz faleceu em março deste ano.